LEMBRANÇA

‘Sempre em nossos corações’, diz joseense que esteve com o papa

Por Xandu Alves | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 3 min
Reprodução/Redes Sociais
Leda Alvim tinha 13 anos quando se encontrou com o papa em São José
Leda Alvim tinha 13 anos quando se encontrou com o papa em São José

Um momento inesquecível.

A oportunidade de ter conhecido o papa Francisco pessoalmente em 2013, em São José dos Campos, marcou a vida da jornalista Leda Alvim, 24 anos. Ela ainda ganhou um presente do papa que guarda até hoje. Francisco morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

Leda havia completado 13 anos quando se encontrou com o pontífice, que fez uma escala em São José dos Campos antes de ir para Aparecida, durante a visita que fez ao Brasil em julho de 2013, quatro meses após ter sido eleito o primeiro papa das Américas.

Na ocasião, ele desembarcou de avião na pista do aeroporto de São José dos Campos, vindo do Rio de Janeiro, e foi de helicóptero para Aparecida, em 24 de julho de 2013.

Filha de um militar da Força Aérea e da jornalista Virginia Silveira, de São José dos Campos, Leda aproveitou a oportunidade de estar na pista para se encontrar com o papa, que lhe deu um presente. Antes, ela precisou exercitar a paciência.

“Não estava previsto que ele passasse por São José, mas por conta do tempo ruim o avião pousou no aeroporto da cidade. Estávamos lá para vê-lo desde a manhã”, conta Leda.

Terço e bênção.

No entanto, o encontro só aconteceu na volta de Francisco de Aparecida, quando o pontífice veio de helicóptero para embarcar de volta no avião e retornar ao Rio de Janeiro, no final da tarde daquele dia.

Foi quando Leda tomou coragem e pediu ao brigadeiro da Aeronáutica para ir com ele receber o papa, que passaria do helicóptero para o avião que o levaria de volta ao Rio.

“Era uma alma de bom coração. Ele desceu do helicóptero e fez questão de ir onde as pessoas o estavam esperando, na grade. Eu fui com ele. Normalmente ele poderia ter ido direto do helicóptero para o avião, mas não foi”, lembra Leda.

Ao lado do papa, ela foi com Francisco até a grade para ele cumprimentar as pessoas. “Fui andando com ele até os fiéis e depois fui com ele até o avião”.

“Não pude conversar muito e ele me deu um terço, numa bolsinha pequena e vermelha. E no avião, quando ele foi se despedir, ele me abençoou e fez um gesto e eu falei ‘muchas gracias’ [muito obrigado, em espanhol]. Estava muito nervosa. Foi um dia memorável. Tenho o terço de pedra até hoje, um rosário”, conta a jornalista.

O encontro com o papa durou cerca de 10 minutos. O dia estava nublado e chuvoso. Leda disse que o episódio é uma “memória inesquecível” que marcou a minha dela. "Foi muito emocionante”.

“Desde então, tudo o que ele defendia e a presença dele no Catolicismo é bem marcante e inspirador. Ficamos tristes pela morte dele, mas também com o coração cheio por ter tido ele como inspiração”, afirma.

Nas redes sociais, nesta segunda, Leda publicou a foto ao lado do papa Francisco feita há 12 anos: “Uma homenagem ao Papa que prezou pela paz, amor ao próximo e ao respeito às diversidades durante todos esses anos. Papa Francisco foi e é um exemplo de humildade e humanidade. Que descanse em paz”.

Atualmente morando nos Estados Unidos, a jornalista Virginia Silveira, mãe de Leda, também postou a foto da filha ao lado do pontífice.

“Vai em paz e siga na luz, Papa Francisco. O maior discípulo de Jesus e dos mandamentos de Deus que eu conheci. Na foto, minha filha Leda ao lado dele, quando esteve em São José dos Campos. Um momento único em que mais uma vez ele compartilhou a sua generosidade e a sua santidade. Vai fazer muita falta”, escreveu a jornalista no Instagram.

Ela completou: “O mundo amanheceu vazio. Estamos vivendo tempos muito difíceis e desafiadores. Que seu substituto possa nos aproximar ainda mais de Deus, como o Papa Francisco fez durante toda a sua caminhada por esta existência aqui na Terra”.

Comentários

Comentários