
A tradicional “Malhação do Judas” deu oportunidade a moradores da Vila Regina Célia, em Cruzeiro, de mandar recados para familiares, vizinhos e conhecidos. Cobrança de dívida, tiração de sarro e mensagens com humor apareceram em frases pintadas nos bonecos.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
“Samuel devolve os R$ 50 da mamãe”, escreveu uma moradora. “Barbeiro, o talarico”, apontou outro.
Os bonecos apareceram neste sábado (19), véspera do Domingo de Páscoa, com seis instalações em uma das ruas do bairro, mantendo viva a tradição popular que atravessa gerações.
A prática simbólica acontece todos os anos no sábado de Aleluia, quando é comum comunidades confeccionarem bonecos representando Judas Iscariotes – o apóstolo que traiu Jesus Cristo – e depois “malhá-los”, ou seja, simular uma punição pública em forma de protesto ou sátira.
Na Vila Regina Célia, além do simbolismo religioso, a tradição também se tornou uma forma de confraternização entre vizinhos, que se reúnem para montar e expor os bonecos pelas ruas.
Os moradores valorizam a cultura popular e transmitem a brincadeira para as novas gerações com criatividade e bom humor.
“É uma forma de manter viva nossa cultura e, ao mesmo tempo, reunir a comunidade. Todo ano a gente se prepara para isso com muito carinho”, contou um dos moradores envolvidos na organização.
O evento, além de preservar um costume antigo, reforça os laços comunitários e mantém a cidade conectada com suas raízes culturais durante o período da Semana Santa.
* Com informações do Portal Cruzeiro