CINTURÃO ELETRÔNICO

Muralha Paulista: atrasado, edital sairá 'em breve’, diz Tarcísio

Por Xandu Alves | Campos do Jordão
| Tempo de leitura: 3 min
Reprodução

Suspenso desde outubro de 2023, o edital para a aquisição do sistema de câmeras de monitoramento para as cidades do Vale do Paraíba, dentro do programa ‘Muralha Paulista’, vai ser lançado “em breve”.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

A informação é do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que cumpriu agenda nesta quinta-feira (17) em Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira.

O edital estava previsto para ser lançado até o final de março deste ano, prazo que não foi cumprido. Antes, a previsão era de a licitação ser publicada até 15 de fevereiro, mas também não se confirmou.

Segundo Tarcísio, o edital está em fase final e será lançado “em breve”, ainda no primeiro semestre, mas sem a data definida. “Felicio [Ramuth, vice-governador] trabalhou muito nisso. O edital vai sair em breve”, disse o governador.

“Sistema permite monitoramento de placa, cruzamento com CPF de foragido e outros ganhos tecnológicos. Esses cruzamentos e análises de dados são fundamentais”, afirmou.

O número de câmeras contempladas no edital saltou de 108 para 350, abrangendo todas as cidades da RMVale, que serão monitoradas por um 'cinturão eletrônico' de câmeras, que será conectado aos sistemas das forças de segurança estaduais. No primeiro edital, apenas 17 municípios do Vale Histórico receberiam os equipamentos. O valor inicial previsto era superior a R$ 3 milhões.

Tarcísio disse que o Muralha Paulista é parte fundamental da estratégia do Estado para tirar o Vale da liderança da violência no interior de São Paulo – região encerrou o primeiro bimestre de 2025 com 41 vítimas em homicídios, 24% a menos do que as 54 do mesmo intervalo de 2024.

“Estamos trabalhando pela redução dos indicadores criminais e tivemos agora no primeiro bimestre com queda de 24% em homicídio, roubo caiu quase 25%, resultados importantes”, disse Tarcísio.

Na avaliação do governador, o homicídio é um “problema importantíssimo no Vale, que tem a sua complexidade, a proximidade com o Rio de Janeiro, a questão do tráfico de drogas”.

Ele disse que o governo estadual está “conseguindo, por meio do policiamento e da tecnologia, reduzir esses indicadores. Latrocínio não tivemos nenhum caso nesse primeiro bimestre, com roubos e homicídios caindo”, acrescentou.

“A ideia agora é trabalhar com o Muralha paulista. Devemos partir para a contratação. O programa foi reforçado, eram 108 e vai para 350 câmeras, e vamos ajudar os municípios em duas frentes”, afirmou Tarcísio.

Segundo o governador paulista, o Estado irá auxiliar os municípios com a estruturação das suas guardas civis metropolitanas, inclusive com linha de crédito, e aquisição da tecnologia.

“Nossa ideia é financiar os municípios para que eles possam adquirir seus sistemas de monitoramento e integrar ao Muralha Paulista. Quanto mais integração a gente tiver, melhor.”

Tarcísio ainda destacou o “esforço grande” de aumento do efetivo policial no estado, com distribuição de mais policiais para as regiões mais críticas, como no Vale do Paraíba, Baixada Santista e Região Metropolitana de São Paulo.

“No total, entre policiais que já foram incorporados e concursos autorizados, temos 23 mil novos policiais, na Civil e Militar. Ano passado incorporamos 4.017 na Civil e encaminhamos para mais 3.500, prioritariamente nos locais que mais precisam”, completou Tarcísio.

Comentários

Comentários