APARECIDA

Santuário divulga programação especial para a Semana Santa; VEJA

Por Da redação | Aparecida
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação / Santuário Nacional
Celebração do lava-pés, que acontece na Quinta-feira Santa
Celebração do lava-pés, que acontece na Quinta-feira Santa

O momento central da fé cristã, que recorda a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, poderá ser vivenciado no Santuário Nacional de Aparecida. Fiéis de todo o Brasil virão participar do Tríduo Pascal, uma caminhada de fé que conduz à celebração da vida nova trazida pela Ressurreição. São esperados milhares de devotos.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

Em 2024, 179 mil pessoas visitaram o Santuário Nacional de Aparecida nos dias 24 e 31 de março, para celebrar a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.

Neste ano, a programação começa na Quinta-feira Santa (17), às 20h, e se estende até o Domingo de Páscoa (20), às 8h, com celebrações que acompanham, passo a passo, o mistério pascal de Cristo.

Na Sexta-feira Santa, o Santuário também oferece uma jornada intensa de espiritualidade e oração, com seis momentos ao longo do dia. Entre eles, destacam-se a Meditação da Via-Sacra, às 9h, e a solene Celebração da Paixão do Senhor, às 15h. Todas as atividades religiosas acontecem no Altar Central da Basílica.

“Durante os três dias, o Santuário Nacional se une à Igreja do Brasil, proporcionando aos devotos a oportunidade de participar da Semana Santa em Aparecida”, informou a Basílica Nacional.

Na Quinta-feira Santa (17), a Missa da Ceia do Senhor tem início às 20h. A celebração relembra a instituição da Eucaristia, com a reflexão: “O cálice por nós abençoado é a nossa comunhão com o sangue do Senhor”.

Na Sexta-feira da Paixão (18), os fiéis são convidados a meditar sobre o sacrifício de Cristo com uma programação intensa de espiritualidade e oração. A reflexão do dia conduz à entrega confiante do Filho ao Pai: “Ó Pai, em tuas mãos eu entrego o meu Espírito”. Ao longo do dia, as atividades religiosas se distribuem. Veja:

9h às 10h30 – Meditação da Via-Sacra (Altar Central)

10h45 às 11h30 – Oração do Terço com os Mistérios Dolorosos (Capela São José)

12h às 13h – Celebração do Sermão das Sete Palavras

15h às 16h30 – Celebração da Paixão do Senhor

16h30 às 17h45 – Exposição do Senhor Morto

18h às 19h30 – Procissão do Senhor Morto

No Sábado Santo (19), acontece a Solene Vigília Pascal, às 20h. Em um dos momentos mais simbólicos da fé cristã, os fiéis acendem suas velas com a chama do Círio Pascal, símbolo de Cristo Ressuscitado, que dissipa as trevas com a luz da esperança.

O Domingo de Páscoa (20) é celebrado com alegria e júbilo. A reflexão que conduz este dia é: “Este é o dia que o Senhor fez para nós: alegremo-nos e nele exultemos!”. A programação tem início com a Procissão da Ressurreição, das 6h30 às 7h30, percorrendo os pátios da Basílica.

Logo em seguida, às 8h, será celebrada a Missa Solene da Ressurreição no Altar Central. Ao longo do dia, os devotos também poderão participar das missas nos seguintes horários: 5h30, 10h, 12h, 14h, 16h e 18h.

Comentários

Comentários