
Uma motocicleta furtada no Paraná foi recuperada em São José dos Campos após o veículo ter sido identificado pelas câmeras do CSI (Centro de Segurança e Inteligência). O condutor foi detido pela GCM (Guarda Civil Municipal) e vai responder por receptação.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
O caso aconteceu no bairro Rio Comprido, no último domingo (13). A ação teve início após o CSI identificar, por meio dos fotossensores inteligentes, a passagem de uma moto com registro de furto pela Estrada do Imperador, na região sul de São José.
A equipe da Romu (Ronda Ostensiva Municipal) foi acionada e localizou o veículo estacionado na garagem de um imóvel misto (residência e comércio) na mesma via. O morador, surpreendido com a abordagem, apresentou-se como dono da moto e autorizou a entrada da equipe para averiguação.
Durante a abordagem, o homem relatou ter adquirido a motocicleta por meio de um grupo de WhatsApp especializado na venda de veículos. A compra, no entanto, foi feita sem a devida checagem da procedência do veículo.
O susto veio com a constatação de que a moto havia sido furtada no Paraná. Apesar de possuir o documento do veículo e a chave original, a situação foi configurada como receptação, conforme previsto no Código Penal.
Sem antecedentes criminais e colaborando com a investigação, o comprador foi conduzido à Central de Flagrantes de São José, onde foi registrado o boletim de ocorrência. A motocicleta foi apreendida e ficou sob investigação até sua devolução ao verdadeiro proprietário.
A Prefeitura de São José dos Campos informou que o caso serve de alerta para a compra de veículos por canais informais, sem procedência clara e sem checagem adequada. “Pode colocar o comprador em uma situação delicada, mesmo sem má-fé. A orientação é sempre buscar meios oficiais e certificados para qualquer aquisição”, disse o município.
De acordo com a prefeitura, desde sua implantação, o CSI já auxiliou na recuperação de mais de 700 veículos na cidade.