O sistema foi criado em dezembro de 2023 pelo Ministério da Justiça e Segurança, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a ABR Telecom, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), operadoras de telefonia e instituições financeiras, com o objetivo de combater o furto de aparelhos celulares no país. A ferramenta permite que, por um único canal, o usuário (dono de um aparelho celular) realize o bloqueio da linha, de contas bancárias e até do próprio aparelho, podendo ainda cadastrar um contato de emergência.
Como utilizar?
A ferramenta pode ser acessada através do site https://celularseguro.mj.gov.br/ ou pelo aplicativo, disponível tanto para Android quanto para iOS. O acesso é feito com a sua conta Gov.br. Depois disso, é só seguir o passo a passo:
1. Aceite os Termos de Uso e a Política de Privacidade (não se esqueça de ler!);
2. Cadastre seus contatos de confiança para casos de perda ou furto do aparelho;
3. Registre o seu aparelho e seus números de telefone.
Pronto! Agora você já está cadastrado. Mas essa não é a única função oferecida pelo serviço: a ferramenta também permite verificar se um aparelho está com alguma restrição ou bloqueio. Na aba “Celulares com restrição”, basta inserir o IMEI e verificar se existe alguma denúncia registrada.
Preciso emitir um alerta, e agora?
A emissão de alerta é muito simples e pode ser realizada por qualquer dispositivo, mesmo que ele não esteja cadastrado como sua “Pessoa de Segurança”. Basta acessar o site ou o aplicativo e clicar em “Emitir Alerta” - não é necessário estar logado. Você deverá:
- Selecionar se quer fazer o alerta no aparelho perdido/furtado, ou alertar uma pessoa de confiança;
- Preencher as informações solicitadas;
- Clicar em “Emitir Alerta”;
- Escolher entre: (i)Modo Recuperação – bloqueio apenas da linha telefônica e das contas em instituições parceiras; ou (ii) Bloqueio Total – bloqueio do IMEI, da linha telefônica e das contas em instituições parceiras.
O alerta será emitido automaticamente. Lembre-se de verificar todos os dados inseridos antes de confirmar, pois, após a emissão, não será possível fazer ajustes.
Depois de emitir o alerta, não se esqueça de registrar o boletim de ocorrência!
E qual a nova atualização?
A nova função consiste em enviar notificações diretamente aos aparelhos roubados e foi implantada no início de abril. Ela tem como objetivo frear o comércio ilegal desses dispositivos. Com a nova funcionalidade da plataforma “Celular Seguro”, mensagens são enviadas diretamente aos aparelhos perdidos ou furtados, indicando que estão sendo monitorados - o que visa inibir o comércio irregular no mercado.
Deixe o seu comentário
Já aderiu ao programa? Sabia da nova função? Envie seu comentário ou sugestão para: consultor@josemilagre.com.br. Não se esqueça de se inscrever no meu canal no YouTube: youtube.com/josemilagre e de me seguir no Instagram: @dr.josemilagre