DOENÇA

Taubaté declara situação de emergência por epidemia de dengue

Por Da redação | Taubaté
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução
Taubaté teve crescimento dos casos da doença
Taubaté teve crescimento dos casos da doença

A Prefeitura de Taubaté decretou situação de emergência e alerta epidemiológico no município por conta da epidemia de dengue. Em cerca de um mês, a doença saltou de 295 para 705 casos positivos na cidade, um aumento de 139%, segundo dados do governo estadual. Taubaté ainda não tem mortes confirmadas por dengue, mas investiga sete óbitos suspeitos.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

O decreto foi assinado pelo prefeito Sérgio Victor (Novo) nesta terça-feira (15) para adotar medidas de contenção da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

No documento, o prefeito aponta o elevado número de notificações dos serviços de saúde do município para quadros clínicos de dengue, a necessidade de conscientização da população para combater a infestação do mosquito e os fatores climáticos do atual período, que reúnem condições ideais ao desenvolvimento e proliferação do mosquito transmissor.

Com o decreto de situação de emergência, a prefeitura ganha celeridade para comprar insumos e materiais e contratar serviços para o controle da dengue, sem a necessidade de abrir licitação.

O documento dá prioridade aos processos administrativos que tenham relação com a situação de emergência da dengue “na tramitação em todos os setores da prefeitura”.

Também autoriza, em caso de necessidade, o remanejamento de servidores públicos e prestadores de serviços da administração direta e indireta em virtude do atendimento de urgência das demandas da Secretaria de Saúde de Taubaté.

O decreto seguirá em vigor, para todos os efeitos jurídicos, até o reestabelecimento do controle epidemiológico da doença.

Comentários

Comentários