
O lançamento da segunda licitação do novo sistema de transporte público de São José dos Campos segue sem prazo definido e corre o risco de não cumprir o que disse o prefeito Anderson Farias (PSD). Em entrevista no final de março, ele previa lançar o edital “depois do dia 10 de abril”, mas ainda dentro do mês.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
“Agora a gente faz a licitação, com perspectiva de colocar esse edital no ar agora, depois do dia 10 de abril, que é uma licitação para operação. Aí nós vamos licitar agora uma empresa para fazer a operação do sistema”, disse Anderson durante OVALE Cast, o podcast de OVALE (veja aqui).
No entanto, a Secretaria de Mobilidade Urbana de São José dos Campos informou que o edital ainda está em elaboração. “Estamos em fase de elaboração do edital. Ainda não temos esta previsão [de lançamento em abril]”, informou a pasta nesta terça-feira (15).
Na primeira licitação, vencida pela empresa Green Energy, definiu-se o fornecimento de 400 ônibus elétricos para São José dos Campos. O contrato é de R$ 2,718 bilhões pelos próximos 15 anos.
O segundo certame definirá a empresa que vai operar os ônibus e garantir a estrutura de apoio aos veículos, como garagem, motorista, cobrador, borracheiro e funileiro, entre outros.
“Nós vamos licitar agora uma empresa para fazer a operação do sistema, ou seja, garagem, motorista, cobrador, borracheiro, funileiro, enfim, toda equipe que tem por trás do sistema para que ele possa operar, a gente faz essa licitação”, disse Anderson em OVALE Cast.
“Como os carros [elétricos]começam a chegar em setembro, nós temos esse prazo até setembro para ter essa empresa contratada, já começando a fazer toda a transição para quando os carros chegarem a gente já ter essa empresa operando na cidade”, completou.