
Três pessoas foram presas em São José dos Campos durante uma operação da Polícia Civil em conjunto com o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para combater a venda ilegal de animais silvestres.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
A ação, realizada por volta das 6h, foi coordenada pelo 3º DP (Distrito Policial) e teve como foco uma feira realizada semanalmente na Avenida dos Sindicalistas, na zona sul, a famosa Feira do Colonial. A investigação apurou que comerciantes vinham oferecendo animais nativos e exóticos de forma irregular, com indícios de maus-tratos.
Durante a operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão. Em uma das abordagens, os agentes detiveram Gustavo Fernandez Avila, que foi flagrado comercializando cinco tartarugas da espécie jabuti. Um perito que acompanhava a ação confirmou que os animais estavam em condições de maus-tratos. Segundo o Ibama, trata-se de uma espécie ameaçada de extinção.
Além dele, outro homem foi detido por vender pássaros nativos da fauna brasileira, e um terceiro foi preso por manter dois filhotes da raça pitbull em condições inadequadas de cuidado. Todos os animais foram resgatados e encaminhados para avaliação veterinária.
Os envolvidos foram levados ao 3º DP. O comerciante de pássaros foi liberado após assinatura de um termo circunstanciado. Já os outros dois permaneceram à disposição da Justiça. No caso de Gustavo, foi arbitrada fiança no valor de R$ 2 mil, que foi recolhida ainda na delegacia. As investigações seguem para apurar outras possíveis irregularidades na feira.