
Matheus de Oliveira foi preso nesta segunda-feira (14) em um bar no Sertão da Quina, em Ubatuba, sob a acusação de ter matado Rayane Cristina, de 19 anos, sua ex-namorada, em Caçapava. Ele também teria baleado o irmão da vítima, de 15 anos. O feminicídio ocorreu em 29 de dezembro de 2024.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
A prisão aconteceu durante uma abordagem da Polícia Militar em um bar, localizado na Estrada do Araribá.
Durante toda a investigação, policiais civis de Caçapava trabalharam em conjunto com a Polícia Militar e no monitoramento de Matheus. No momento da prisão, ele estava acompanhado de um jovem, de 23 anos, que foi preso em flagrante por posse de arma de fogo com numeração suprimida, calibre .32.
Os policiais constataram que havia um mandado de prisão em aberto contra Matheus pelo crime em Caçapava. Já o amigo confessou possuir uma arma escondida em sua residência e levou os agentes até o imóvel, onde o revólver foi localizado. A arma tinha três cartuchos íntegros e um deflagrado.
Um adolescente de 16 anos, também envolvido no crime contra Rayane, já havia sido apreendido em São José dos Campos. Contra ele havia mandado de busca e apreensão, expedido em 4 de janeiro. A apreensão ocorreu poucos dias depois do assassinato. O adolescente segue apreendido na Fundação Casa.
Prisão.
Matheus foi encaminhado à Delegacia de Ubatuba, onde teve a prisão preventiva cumprida. Ele foi formalmente indiciado e será transferido ao sistema prisional. O amigo, por sua vez, foi autuado em flagrante com base no artigo 16 do Estatuto do Desarmamento, que trata da posse de arma com numeração raspada.
A Polícia Civil segue com a investigação do caso e trabalha com a hipótese de que o crime foi premeditado. A motivação ainda está sob apuração, mas o caso é tratado como feminicídio qualificado e tentativa de homicídio.
A morte de Rayane Cristina Dantas ocorreu às 0h12 de um domingo (29/12/24), quando ela e o irmão foram atingidos por disparos de arma de fogo, que teriam sido efetuados pelo ex-namorado da jovem, Matheus.
As vítimas estavam na rua indo buscar um copo de bebida quando o autor, acompanhado de um comparsa, passou em um veículo preto, um Celta, e realizou os disparos. Rayane foi atingida por dois tiros no tórax, enquanto seu irmão foi atingido por um tiro na mesma região.
Ambos foram socorridos por populares e levados para o Hospital Fusam, onde Rayane não resistiu aos ferimentos e morreu. O adolescente recebeu atendimento médico e, sobreviveu.
Na ocasião, os suspeitos fugiram do local e estão sendo procurados pela Polícia Civil.