EXCLUSIVO

Taubaté: 55,9% não confiam na classe política, diz Pesquisa OVALE

Por Guilhermo Codazzi | Taubaté
| Tempo de leitura: 3 min
Editor-chefe de OVALE

Exclusivo: 55,9% dos eleitores não confiam na classe política de Taubaté, de acordo com o novo levantamento OVALE/Ágili Pesquisas. Outros 38,2% dos taubateanos afirmam confiar na classe política local, enquanto 5,9% dos entrevistados não sabem ou não responderam.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

De acordo com a pesquisa OVALE, o nível de desconfiança da classe política é maior entre a população com ensino fundamental, idosa e que ganha mais de cinco salários mínimos.

O instituto ouviu 400 pessoas entre os dias 9 e 12 de abril. A margem de erro é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%.

Contratado por OVALE, o instituto Ágili Pesquisas é um dos mais respeitados do país, tendo destaque como um dos integrantes do 'Índice CNN'. Em 2024, durante as eleições, os levantamentos OVALE/Ágili Pesquisas se destacaram por seus acertos milimétricos.

Perfil.

Na estratificação, na questão sobre a confiança na classe política de Taubaté, a pesquisa mostra um patamar semelhante na divisão por gênero: 54,3% dos homens e 57% das mulheres não confiam na classe política taubateana; 40,7% dos homens e 36,5% das mulheres confiam nos políticos da cidade; 5% dos homens e 6,5% das mulheres não sabem ou não responderam.

Entre as faixas etárias, 74% dos idosos (60 anos ou mais) não confiam nos políticos de Taubaté. Nas outras quatro faixas etárias, apenas entre os mais jovens (de 16 a 24 anos) há mais confiança do que desconfiança nos políticos (43,2% não confiam e 54,5% confiam; 2,3% não sabem).

Renda e escolaridade.

Quando a pesquisa observa o nível de escolaridade, a desconfiança é maior entre os entrevistados com ensino fundamental (69,1%) e menor entre quem tem ensino médio (51,9%) e ensino superior (53,4%).

Na renda familiar, o índice de desconfiança mais elevado está entre aqueles que ganham mais de 5 salários mínimos (66,7%). Entre os eleitores que ganham até dois salários mínimos, 55,2% não confiam na classe política de Taubaté; entre dois e cinco salários, 50% não confiam.

Os bairros com maior índice de eleitores que não confiam na classe política são Pinhão (88,9%), Monção (83,3%), Itaim (81,3%) e Barreiro (80%).

Vox Populi.

A pesquisa integra o projeto Vox Populi (voz do povo, em latim), um dos pilares do novo projeto editorial de OVALE, principal veículo de comunicação da RMVale, que no dia 24 de fevereiro de 2024 converteu-se em um veículo 100% digital, democratizando o acesso à informação de qualidade, duplicando o volume de produção jornalística e quadruplicar a audiência.

Além dos levantamentos eleitorais, com índices de acerto milimétricos, OVALE realiza levantamentos periódicos sobre temas relevantes, servindo como um termômetro da opinião pública.

Novos dados do levantamento sobre a opinião do eleitorado de Taubaté serão publicados ao longo dos próximos dias no site e nas redes sociais de OVALE, veículo líder de alcance e engajamento, com até um milhão de usuários únicos e aproximadamente 3 milhões de visualizações por mês em seu site, de acordo com o Google Analytics.

Comentários

Comentários