
Trabalho, muita dedicação e amor. Pindamonhangaba avança aceleradamente para se consolidar como uma das cidades com a melhor qualidade de vida da região, do estado de São Paulo e do país.
Certificada como a segunda cidade inteligente do Brasil, o município cuida da população para se desenvolver com responsabilidade. Crescer não basta. É preciso crescer com qualidade de vida.
Para tanto, a saúde é sempre prioridade da gestão municipal, que segue investindo na ampliação do atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Há duas novas unidades de saúde em finalização: Cidade Jardim e Maricá, e também o anexo da ESF Vale das Acácias. Cada uma delas têm capacidade para atender mais de 3.500 pessoas por mês.
Além disso, em breve o município contará com outras duas novas unidades de saúde: Santana e Feital/Vista Alegre, que poderão atender cerca de 4.000 pessoas por mês, além de uma grande reforma na UBS São Benedito e ampliação da USF Azeredo. Pinda não para e nem pode parar.
Os investimentos vão melhorar as condições e a qualidade de atendimento aos usuários do SUS.
Centro integrado.
Pinda receberá R$ 3,5 milhões para implantar o Centro Integrado de Especialidades Médicas para pacientes do SUS. O local será administrado pela Santa Casa de Misericórdia da cidade e vai funcionar onde antes era o velório central – ao lado do próprio Pronto-Socorro Municipal e da Santa Casa.
O Centro Integrado de Especialidades Médicas permitirá dobrar o atendimento pelo SUS, de 1.500 para mais de 3.000 pessoas por mês, podendo chegar a 10 mil no futuro.
Pronto-Socorro Infantil.
Outra novidade é a cessão do prédio do INSS à Prefeitura, para ser transformado em Pronto-Socorro Infantil ‘Corujinha’. O município já capta recursos para a obra.
DEFESA ANIMAL
Pinda faz mais de 1.160 castrações de animais em 2025; meta é 5.000 no ano
Por meio do CEPATAS (Centro de Proteção e Atendimento aos Animais), a Prefeitura de Pindamonhangaba fez mais de 1.163 castrações neste ano, com a meta de chegar a 5.000 até o final de 2025. As castrações gratuitas de cães e gatos começaram em janeiro, na região do Bosque e do Bem Viver. Em fevereiro, foi a vez da região do Feital. Em março, na região do Pasin e Vila Rica.
As cirurgias são realizadas no Castramóvel para animais previamente cadastrados. Em média são disponibilizadas 300 vagas para cada bairro para a castração de animais.
Além disso, a Prefeitura de Pindamonhangaba iniciou, em janeiro, as primeiras ações do Projeto Antonieta, que visa despertar a conscientização das pessoas sobre a proteção, posse responsável e o respeito aos animais.
Uma das ações foi a pintura de pegadas de animais entre as faixas de trânsito nos principais cruzamentos da cidade, para sensibilizar os motoristas a respeitarem a travessia de animais.
Outros locais de grande circulação na cidade também receberão a pintura especial. O logotipo do projeto foi inspirado na cadela Antonieta, resgatada em 2023.