
A Prefeitura de São José dos Campos apresentou nesta quinta-feira (10) o balanço dos 100 primeiros dias do novo mandato do prefeito Anderson Farias (PSD), elencando 110 obras e realizações do período. No entanto, a listagem inclui promessas ainda não concluídas. A apresentação do balanço foi realizada na manhã desta quinta-feira (10), no Parque da Cidade, em Santana, na região norte da cidade.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
Anderson reuniu todos os secretários da atual gestão para apresentar os resultados de três meses de governo.
“Continuamos os mesmos conceitos desde 2017, quando assumimos com o Felicio Ramuth. Todos os nossos compromissos estão registrados em cartório. Quanto mais transparentes nós formos, mais vamos acertar", afirmou o prefeito.
No material distribuído na apresentação dos 100 dias, a Prefeitura de São José dos Campos lista 110 tópicos ou realizações, algumas delas que ainda nem saíram do papel.
É o caso da nova maternidade de São José, com 150 leitos, projeto ainda embrionário. No material, o governo diz que os “recursos para a construção da nova maternidade estão garantidos”, sem apontar o valor.
“A prefeitura está na fase final do processo com a Caixa para liberação das verbas federais para abrir licitação para realização da obra. A previsão é de que a ordem de serviço seja emitida até o próximo dia 1º de setembro”, diz a prefeitura.
Outra obra longe de estar pronta é a do novo AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de São José dos Campos, que também é de responsabilidade do governo estadual, que vai investir R$ 35 milhões. "AME vai funcionar até janeiro do ano que vem. Funcionar com mais serviços e fazer pequenas cirurgias", disse Anderson.
Mesmo assim, a unidade consta no balanço de 100 dias da prefeitura. “Com previsão de entrega no início de 2026, o novo espaço contará com cinco salas cirúrgicas para pequenos procedimentos, ampliando exames e consultas especializadas para a região”, diz o texto de São José.
Outra obra inexistente é a da nova UBS (Unidade Básica de Saúde) do Cajuru. Na apresentação, a unidade é apontada como “compromisso de governo”, com o processo de licitação publicado “no primeiro trimestre e está em fase de finalização”.
Entre as realizações listadas pelo governo Anderson Farias, está o aumento do volume de passageiros no Aeroporto de São José dos Campos (35 mil pessoas desde março de 2024). O aeroporto é administrado pela iniciativa privada, sob concessão.
Anderson também divulgou no balanço o novo sistema de transporte público, destravado neste começo de ano com a definição da empresa que fornecerá 400 ônibus elétricos para a cidade, em contrato de R$ 2,718 bilhões pelos próximos 15 anos.
“A empresa terá cerca de seis meses para começar a entregar os primeiros veículos que começarão a circular pelas ruas da cidade, substituindo gradativamente a frota atual”, diz a gestão.
Educação.
Anderson também apresentou números na educação, com a criação de 370 vagas em creches, 6.390 alunos em tempo integral e mais 154 novos professores e 340 cuidadores infantis.
Ele também listou obras entregues nesse período, como a Via Jaguari e a nova ligação com Jacareí na Via Oeste.
Anderson disse que a gestão se baseia em três eixos: simplificar, inovar, gestão aberta e compartilhar recursos, e que vai cobrar celeridade dos secretários para a entrega de obras e serviços.
“O ritmo é esse. A gente mostra o que já foi cumprido, o que nós já entregamos e concluímos da gestão passada, o que nós já iniciamos, melhoramos e entregamos nesses 100 dias. São mais de 370 itens no plano de gestão. Temos 110 que, de alguma forma, a gente já começou a fazer, ou iniciar, ou fazer processo. Importante é manter esse mesmo ritmo. Secretários e servidores estão entregando. O poder público deve ser uma ferramenta de prosperidade, para mudar a vida das pessoas para melhor”, afirmou Anderson.
"São José é uma cidade de oportunidades, e não para. Vamos trabalhar intensamente para entregar tudo o que o prefeito e o vice assumiram na campanha", acrescentou Jhonis Santos, secretário de Governança de São José dos Campos.