
A empresa Adtech (Advanced Technologies Security e Defense), de São José dos Campos, vendeu um drone de longo alcance e alta performance, o Harpia, para a Secretaria de Segurança Pública do Acre. Entre as utilidades do equipamento está a vigilância de áreas dominadas por facções criminosas. O valor do negócio não foi divulgado.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
O equipamento de última geração é o primeiro e único drone da sua categoria a ser certificado pelo Ministério da Defesa como ‘Produto Estratégico de Defesa’, além de ser o SARP (Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas) de iniciativa privada com o maior alcance de voo já certificado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e possuir o certificado de homologação Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
De acordo com o diretor executivo da Adtech, Bruno Cunha, a venda foi realizada após uma extensa negociação, tendo inclusive a visita pessoal do secretário de Segurança Pública do Acre, José Américo Gaia, e sua equipe técnica, nas instalações da empresa e em seu centro de treinamento em Pindamonhangaba.
“Nós realizamos este evento ano passado para a delegação da SSP do Acre para que eles pudessem conhecer todo o processo de produção e desenvolvimento do Harpia junto a uma demonstração operacional da aeronave no Centro de Treinamento da empresa. Ao entender que ele é a melhor solução em drone para monitoramento do estado, foi iniciado o processo de aquisição”, disse Cunha.
Segundo o diretor, o estado do Acre adquiriu o Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada Harpia para cobertura total do estado. “Cada antena tem a capacidade de transmissão de dados certificada de 218 km do ponto de controle até a aeronave. Além disso, a câmera que compõe esse kit é uma câmera Eletro optica e IR/termal de alta resolução e com zoom potente sem perder sua qualidade”, comentou.
O complexo Harpia é um sistema de fabricação nacional, de alta performance, que se difere pela sua modularidade e efetividade. O Harpia pode ser usado no monitoramento de longo alcance, na vigilância de áreas dominadas por facções criminosas, no monitoramento florestal e ambiental, prevenindo queimadas, grilagem e desmatamento, no patrulhamento de fronteiras, impedindo o contrabando e o descaminho e também na busca e salvamento pela sua capacidade de detecção de sinais de radio e sinais celulares.
Seu sistema de lançamento permite que seja utilizado terrenos diversos, inclusive em terrenos com água, sem a necessidade de uma preparação específica do local. O equipamento pode, inclusive, ser instalado em veículos para seu lançamento.
Este tipo de lançamento reduz o peso da aeronave aumentando sua autonomia e alcance. Já o pouso do Harpia é feito por acionamento de um paraquedas em conjunto a um airbag acionados quando a aeronave atinge a altitude ideal, calculada automaticamente pelo sistema. Isso faz com que tenha um pouso perfeito e seguro na área determinada.