
Três homens foram presos no Vale do Paraíba após tentarem roubar dinheiro de uma pessoa idosa dentro de uma agência bancária em Pindamonhangaba. A prisão dos suspeitos envolveu quatro corporações das forças públicas de segurança da região, e aconteceu na última sexta-feira (4).
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
Tudo começou quando equipe da GCM (Guarda Civil Metropolitana) que patrulhava a Praça Monsenhor Marcondes, em Pindamonhangaba, foi alertada por populares sobre uma movimentação suspeita dentro de agência da Caixa Econômica Federal, por volta de 9h50. Ao chegar, os agentes foram informados de que o autor havia acabado de fugir.
Com as características fornecidas por testemunhas, os guardas localizaram o primeiro suspeito na rua dos Andradas, em Pinda. O homem confessou a tentativa de furto qualificado na Caixa Econômica e foi levado ao 1º Distrito Policial, acompanhado da vítima e de uma testemunha.
Durante o depoimento, surgiu a informação de que outros envolvidos estariam participando do golpe. O CSI (Centro de Segurança Integrada) iniciou a análise das imagens das câmeras de monitoramento da cidade. Um segundo suspeito foi identificado, bem como o veículo utilizado na fuga.
Integração.
A partir daí, a operação contou com apoio das equipes de pelo menos três outras viaturas.
Com apoio da Polícia Civil, da Polícia Rodoviária Federal e de guardas municipais de cidades vizinhas, o carro foi monitorado até a rodovia Presidente Dutra, na altura de Jacareí. O veículo foi interceptado no sentido São Paulo. Dois ocupantes foram detidos e também confessaram participação no furto qualificado na Caixa Econômica.
Todos os envolvidos foram encaminhados ao 1º DP de Pindamonhangaba. A vítima, uma pessoa idosa, reconheceu os três suspeitos. Segundo o delegado de plantão, os presos foram enquadrados nos seguintes crimes de furto qualificado mediante fraude, concurso de pessoas com agravante por vitimar idoso e formação de quadrilha.
Para o comandante da GCM de Pinda, Marcelo Minamisako, a operação é um exemplo da força da integração entre corporações.
“Destaco a importância da integração entre as forças policiais e as GCMs do Vale do Paraíba, que possibilita resolução de ocorrências como essa. Destaco ainda a importância da tecnologia, com os CSIs e COIs do Vale todo, além do empenho da GCM em trazer mais segurança à população”, afirmou.