CIÊNCIA

Asteroide teria causado cratera em Ubatuba, diz Inpe

Por Da Redação | Ubatuba
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução
Asteroide teria causado cratera em Ubatuba, diz Inpe
Asteroide teria causado cratera em Ubatuba, diz Inpe

Pesquisadores do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) investigam há uma década uma cratera de 1,5 km de extensão e 300 metros de profundidade em Ubatuba, litoral norte de São Paulo.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

A hipótese é que a formação, localizada no distrito de Ubatumirim, próximo à BR-101, tenha surgido há cerca de seis milhões de anos com o choque de um asteroide.

Os sedimentos encontrados no fundo da estrutura, porém, são mais recentes: datam de aproximadamente 150 mil anos. “A idade dos materiais contradiz a origem tectônica, o que reforça a teoria do impacto”, explica o geólogo Paulo Roberto Martini, do Inpe. Estudos anteriores descartaram movimentos de placas como causa da formação.

Outro indício é a possível conexão com uma área no Canadá. Pesquisadores avaliam se fragmentos do mesmo corpo celeste que atingiu Ubatuba podem ter alcançado a região norte-americana. A cratera brasileira é uma das poucas no mundo com características compatíveis com eventos cósmicos.

A pesquisa segue em andamento para confirmar a origem. A descoberta pode contribuir para estudos sobre a história geológica da América do Sul.

Comentários

Comentários