PORTARIA FEDERAL

Regina Alvalá é nomeada diretora do Cemaden, em São José

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação / MCTI
Regina Alvalá atua no Cemaden há 14 anos
Regina Alvalá atua no Cemaden há 14 anos

Foi publicada nesta segunda-feira (7), no Diário Oficial da União, a nomeação de Regina Célia dos Santos Alvalá para exercer o cargo de diretora do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), unidade de pesquisa do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) com sede em São José dos Campos.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

De acordo com o governo federal, Regina Alvalá passou pelo processo seletivo, conforme previsto em edital de 12 de julho de 2024, instituído pelo MCTI. Ela fazia parte da lista tríplice encaminhada pelo Comitê de Busca à ministra Luciana Santos, do MCTI.

Regina ocupa agora oficialmente o lugar do ex-diretor Osvaldo Luiz Leal de Moraes, do qual ela era a diretora substituta no órgão federal, após ele ter sido transferido para o MCTI, como dirigente do Departamento para o Clima e Sustentabilidade da Secretaria de Políticas e Programas Estratégicos.

Carreira.

Com doutorado e mestrado em Meteorologia pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e graduada em Engenharia Cartográfica pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), Regina Alvalá atua no Cemaden há 14 anos e foi integrante da equipe de pesquisadores  de criação do centro, exercendo o cargo de coordenadora de Relações Institucionais e de diretora substituta do Cemaden.

Ela é professora titular dos programas de Pós-Graduação em Ciência do Sistema Terrestre do Inpe e em Desastres Naturais do Cemaden-Unesp em São José. Regina tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Micrometeorologia e Sensoriamento Remoto da Superfície, e na Área de Ciências Ambientais, com ênfase em Vulnerabilidades e Gestão/Redução de Riscos de Desastres relacionados ao clima.

A nova diretora coordena a componente “Desastres naturais, áreas urbanas, infraestrutura física, desenvolvimento urbano” do INCT-MC (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Mudanças Climáticas). E também coordena a sub-rede Desastres Naturais da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais, do MCTI. Coordena ainda projetos de pesquisa no âmbito da parceria IBGE-Cemaden.

Segundo a nova diretora, nos próximos quatro anos, entre as várias prioridades  do plano de gestão, “esforços serão despendidos com vistas aos avanços, visando compreender o risco de desastres em todas as suas dimensões, em razão da  prioridade do tema nas agendas globais, bem  como também visando contribuir para a redução do risco de desastres no Brasil”, afirmou Regina.

Comentários

Comentários