DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

Família doa órgãos em Araçatuba e beneficia sete pessoas

Por Guilherme Renan | Especial para a Folha da Região
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação
Doação de órgãos em Araçatuba beneficia sete pessoas após gesto de generosidade da família de jovem de 29 anos
Doação de órgãos em Araçatuba beneficia sete pessoas após gesto de generosidade da família de jovem de 29 anos

A família de um paciente de 29 anos, que teve morte encefálica confirmada no último sábado (5), autorizou a doação de seus órgãos, permitindo que sete pessoas sejam beneficiadas com transplantes. Coração, pâncreas, fígado, rins e córneas foram captados neste domingo (6) por equipes médicas de unidades hospitalares especializadas em transplantes.

O paciente havia sido internado na Santa Casa de Araçatuba em 2 de abril, em estado gravíssimo, com diagnóstico de Traumatismo Craniano Encefálico. Apesar dos esforços da equipe médica, o quadro evoluiu para morte cerebral, e o protocolo de doação de órgãos foi iniciado na noite de quinta-feira (3).

A captação foi realizada com apoio logístico especializado. O coração foi transportado por aeronave por meio do Projeto Transplantar — iniciativa que, desde 2023, mobiliza proprietários de jatos e helicópteros para agilizar o transporte de órgãos e equipes médicas. Este foi o primeiro órgão captado na Santa Casa de Araçatuba a ser transportado pelo projeto.

Já o fígado foi levado por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), enquanto os demais órgãos seguiram por transporte terrestre. Em ambos os casos, a Guarda Municipal de Araçatuba prestou apoio nos deslocamentos até o Aeroporto Dario Guarita.

Esta foi a segunda captação de órgãos realizada em 2024 na Santa Casa de Araçatuba. A equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) destacou a generosidade da família do doador, que, mesmo em meio à dor da perda, tomou uma decisão capaz de salvar cinco vidas e devolver a visão a outras duas pessoas.


Comentários

Comentários