
Cinco homens foram presos em flagrante na noite de quinta-feira (3) suspeitos de furtar cabos de cobre em São José dos Campos. A ocorrência foi registrada na Estrada de Santa Bárbara, no distrito de São Francisco Xavier, e os suspeitos foram encaminhados à Central de Polícia Judiciária da cidade.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
Segundo informações da Polícia Militar, o grupo foi abordado durante patrulhamento após uma denúncia via Copom sobre um veículo Ford Ka em atitude suspeita. No local indicado, os policiais inicialmente encontraram um homem dirigindo uma Fiorino branca parada em uma curva. Durante a abordagem, ele apresentou informações desconexas e carregava um alicate corta-frio dentro do veículo, mas acabou liberado.
Minutos depois, a equipe localizou o Ford Ka com quatro ocupantes. Durante a abordagem, os suspeitos teriam confessado a intenção de furtar fios de cobre. Na sequência, uma testemunha informou que, a cerca de 200 metros do local, estavam escondidos rolos de fios, ferramentas, uma escada, uma serra e outro alicate corta-frio.
De acordo com o boletim de ocorrência, os detidos confirmaram a participação no crime e indicaram o envolvimento do motorista da Fiorino — abordado anteriormente — como responsável por transportar o material furtado.
As ferramentas e os fios foram apreendidos, e há indícios de que a vítima do furto seja uma empresa concessionária de energia, como a EDP Bandeirante, embora a identificação oficial ainda não tenha sido confirmada.
A Polícia Civil confirmou que quatro dos cinco presos possuem antecedentes criminais por furto, roubo, tráfico de drogas e receptação. Apenas um dos envolvidos, de 23 anos, não possui registros anteriores.
A prisão foi decretada sem possibilidade de fiança, com base na gravidade do crime, nos antecedentes da maioria dos suspeitos e na legalidade da detenção em flagrante. Todos foram encaminhados para audiência de custódia na manhã desta sexta-feira (4), onde será decidido o prosseguimento das medidas judiciais.
Os veículos utilizados na ação criminosa foram apreendidos, assim como os celulares encontrados com os suspeitos. O material passará por perícia após autorização judicial. As imagens das câmeras corporais dos policiais militares que atenderam a ocorrência poderão ser requisitadas para auxiliar na investigação.
A perícia técnica deverá ser realizada no local do crime, mesmo sem a preservação inicial da cena, com o objetivo de reforçar as provas da materialidade do delito.