CÃES E GATOS

Próximo mutirão de castração do Debea acontece no Jundiaí-Mirim

Por Redação | Prefeitura de Jundiaí
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação / Prefeitura de Jundiaí
Maria Gouvea, protetora animal, sempre leva animais resgatados para serem castrados no Debea
Maria Gouvea, protetora animal, sempre leva animais resgatados para serem castrados no Debea

Jundiaí fez recentemente mais um Mutirão de Castração e Microchipagem em sua sede, atendendo a 127 anismais. A próxima ação  acontecerá no bairro Jundiaí-Mirim. Para tutores da região interessados, é necessário o cadastro prévio dos animais. Nos dias 14, 15 e 16 de abril acontece o agendamento da castração na Emeb Armanda Santina Polenti, no bairro Jundiaí-Mirim. Para o agendamento, os animais já devem estar cadastrados junto ao Debea. Já nos dias 26 e 27 de abril, acontece o mutirão de castração e microchipagem, também no mesmo bairro para os animais que foram agendados.

Para quem deseja inscrever seu pet, o cadastro pode ser feito pelo site do Departamento do Bem-Estar Animal (Debea), pelo aplicativo da prefeitura ou pelo telefone (11) 4589-9307. “O nosso objetivo é zerar a fila de espera e garantir que todos os animais cadastrados recebam o atendimento necessário”, diz o diretor do Debea, Rafael de Barros Mozeli.

Redução da fila e controle populacional

Na última edição do mutirão, um total de 127 animais foram castrados, sendo:

Gatos: 29 machos e 44 fêmeas
Cães: 15 machos e 39 fêmeas

O diretor do Debea destacou que a ação busca reduzir a fila de espera e aprimorar o controle populacional. “Nosso objetivo é avançar na castração gratuita para garantir que menos animais fiquem vulneráveis nas ruas. Além disso, estamos revisando os cadastros para otimizar o atendimento e melhorar a efetividade do programa”, explicou.

Além da castração, todos os animais atendidos recebem um microchip, permitindo a identificação dos tutores em casos de perda ou abandono. “Se um animal for encontrado abandonado, conseguimos rastrear o responsável e tomar as medidas necessárias”, ressaltou Mozeli.

Apoio da comunidade

A ação também contou com a participação de protetores independentes, como Maria Gouvea, de 71 anos. “Frequento o Debea há 25 anos e sempre trago animais para serem castrados. Eu mesma cuido de 27 cães e 17 gatos resgatados e conto com as consultas e exames gratuitos do departamento”, destacou.

A assistente de escrita fiscal Patrícia Martins Rosam, que levou dois cães para o mutirão, também elogiou o programa. “Fiz o cadastro no site e fui chamada agora. Acho a iniciativa muito importante, principalmente para evitar que mais animais fiquem sem lar.”

Comentários

Comentários