
Em operação com 35 policiais civis e 13 viaturas, a Polícia Civil prendeu cinco integrantes de uma quadrilha que praticava roubos violentos em todo o Vale do Paraíba e na região do Sul de Minas Gerais. A ação aconteceu na manhã desta quinta-feira (3), em Taubaté. O líder da quadrilha foi preso no bairro Água Quente.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
A quadrilha era especializada em roubar cobre, por isso a operação policial foi batizada de ‘Elemento 29’, em alusão ao principal objeto material dos investigados. Foram cumpridos sete mandados de prisão.
A operação foi realizada em parceria entre a Deic (Delegacia Especializada de Investigações Criminais) de Taubaté e a DIG (Delegacia de Investigações Gerais) da Delegacia Seccional de Guaratinguetá, contando com apoio de diversas delegacias da região, com policiais de Pindamonhangaba, Campos do Jordão, São Luis do Paraitinga, Lagoinha, Redenção da Serra e Natividade.
De acordo com a investigação, o grupo criminoso praticou crimes de roubo em cidades do Vale do Paraíba e do Litoral Norte. Alguns de seus integrantes já foram condenados por fatos similares ocorridos anteriormente.
Nesta quinta-feira, a polícia desencadeou a segunda fase da operação, que começou em 2024, com o cumprimento de diversas buscas que resultaram na apreensão dos carros usados nos crimes e de celulares, permitindo a identificação da liderança do grupo.
Segundo a polícia, os roubos aconteciam com retenção de vítimas, que eram mantidas em cárcere privado e agredidas. “As ordens judiciais foram expedidas após vultoso trabalho investigativo que delineou a autoria e o modus operandi do grupo criminoso, sempre agindo com extrema violência em desfavor de suas vítimas”, informou a Deic de Taubaté.
Além dos cinco presos, todos diretamente implicados no crime, os policiais apreenderam celulares que serão usados na continuidade da investigação.