CLIMA INSTÁVEL

Temporais e aumento do frio: RMVale entra na rota da frente fria

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução / PMSJC
Casaco e guarda-chuva devem aparecer mais nos próximos dias no Vale
Casaco e guarda-chuva devem aparecer mais nos próximos dias no Vale

A RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) está na rota da frente fria que avança pelo Sul do país e vai provocar chuva de forte intensidade no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina a partir desta quarta-feira (2).

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

Nos dias seguintes, a frente fria chega a São Paulo e atinge o Vale do Paraíba, que também pode ter chuvas fortes e queda da temperatura.

A previsão é do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), que tem sede em São José dos Campos.

Na região, considerando a precipitação acumulada até o próximo domingo (6), a chuva pode chegar a 300 milímetros, índice considerado alto e capaz de causar transtornos, como alagamentos e deslizamentos de terra.

“No decorrer da semana este sistema frontal deverá avançar para o Sudeste e provocar chuvas com volumes significativos no leste de São Paulo, no Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais, principalmente entre sexta-feira (4) e sábado (5)”, informou o Cemaden.

Em função da previsão, segundo o órgão federal, há atenção para a região Sudeste. “Para São Paulo, o destaque é para as Regiões Geográficas Intermediárias do Vale do Paraíba. Para o estado do Rio de Janeiro, o destaque é para as regiões geográficas intermediárias do Rio de Janeiro, como Petrópolis e Volta Redonda”, disse o Cemaden.

Por conta da previsão, a Defesa Civil de São Paulo prorrogou até 15 de abril a operação de contingência que está em andamento contra chuvas fortes. O órgão mantém intensificados o monitoramento da situação e a mobilização quando houver problemas nas cidades.

Temperatura.

A frente fria também vai impactar na temperatura da região, com queda nos termômetros que pode chegar a 10ºC. Em São José dos Campos, a temperatura mínima (18ºC) e máxima (31ºC) deve cair para 13ºC e 21ºC até sábado, respectivamente, segundo a previsão do Inmet (o Instituto Nacional de Meteorologia). O tempo estará nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

Efeito semelhante vai acontecer em Taubaté, com a temperatura variando de 19°C a 32°C nesta quarta para 15ºC a 22ºC no sábado, também com muita nebulosidade e chance de pancadas isoladas.

A tendência é que o efeito da frente fria comece a perder força no domingo, com aumento da temperatura e estabilidade no clima. Com poucas nuvens, a chuva também deve arrefecer.

Comentários

Comentários