MISSÕES IVR

Portugal se une à Embraer e FAB para equipar KC-390 com radar

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação / Embraer
Imagem conceitual do KC-390
Imagem conceitual do KC-390

A FAP (Força Aérea Portuguesa) acordou oficialmente sua intenção de se juntar à Embraer e à FAB (Força Aérea Brasileira) em estudos colaborativos para identificar adaptações ao atual transporte aéreo tático multimissão, o avião KC-390 Millennium, para realizar missões de IVR (Inteligência, Vigilância e Reconhecimento). Um avião com IVR envolve a integração de sistemas de comunicação e visualização radar.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

O anúncio ocorreu na terça-feira (1º) numa cerimônia durante a LAAD Defence & Security, no Rio de Janeiro, e contou com a presença do general João Cartaxo Alves, chefe do Estado-Maior da Força Aérea Portuguesa; do tenente brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, comandante da Força Aérea Brasileira; de Francisco Gomes Neto, presidente e CEO da Embraer; e de Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

Durante a cerimônia, foi apresentada uma imagem conceitual do sistema modular de missão IVR roll-on/roll-off atualmente em desenvolvimento (veja vídeo abaixo). Esta solução permitirá que o KC-390 execute missões de inteligência, vigilância e reconhecimento, mantendo todas as suas capacidades multimissão.

“O trabalho colaborativo com a Embraer está evoluindo de forma eficiente e estruturada, permitindo uma avaliação abrangente do KC-390 Millennium para as necessidades atuais e futuras da Força Aérea Brasileira. Vemos um grande potencial da aeronave para missões IVR e de patrulha marítima”, disse Damasceno.

“Estamos muito satisfeitos com a decisão da Força Aérea Portuguesa de participar nos estudos para esta nova aplicação do KC-390 Millennium. Desde o início do programa, nossos parceiros brasileiros e portugueses têm sido cruciais para tornar o programa KC-390 um sucesso operacional e técnico inegável”, afirmou Costa Junior.

Integração.

Apoiados em características já presentes no KC-390 Millennium, como sua flexibilidade, robustez, equipamentos de comunicação e autoproteção de última geração, os estudos apontaram diversas possibilidades e soluções para a integração de novos sistemas de missão, sensores, estações de trabalho e armas, além de atender às expectativas operacionais das forças aéreas Portuguesa e Brasileira.

Desde a entrada em operação com a FAB em 2019, com a FAP em 2023 e, mais recentemente, com a Força Aérea Húngara em 2024, o KC-390 Millennium comprovou sua capacidade, confiabilidade e desempenho. A frota atual em operação acumula uma taxa de conclusão de missão de mais de 99%, demonstrando uma produtividade excepcional em sua categoria.

A aeronave foi selecionada por 10 forças aéreas em todo o mundo, incluindo membros da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Mais recentemente, Suécia e a Eslováquia escolheram o KC-390 Millennium como sua nova aeronave de transporte tático. Até agora, o KC-390 foi escolhido pelo Brasil, Portugal, Hungria, Coreia do Sul, Holanda, Áustria, República Tcheca e um cliente não revelado.

Comentários

Comentários