FRIO

Lá vem o frio! Frente fria vai atingir o Vale; saiba quando

Por Leandro Vaz | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Da redação
Reprodução
Tempo deve mudar consideravelmente
Tempo deve mudar consideravelmente

A primeira frente fria significativa de 2025 está prestes a alcançar o Brasil e deve trazer uma queda brusca nas temperaturas já nos primeiros dias de abril. A previsão é da Climatempo, que aponta a chegada de massas de ar polar ao Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, marcando a transição definitiva para o outono no Hemisfério Sul, iniciado oficialmente em 20 de março.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

No Vale do Paraíba, os termômetros devem registrar uma mudança acentuada a partir do fim de semana. Em São José dos Campos, por exemplo, as temperaturas máximas, que vêm alcançando os 30°C, devem despencar para 21°C no sábado. Já em Campos do Jordão, conhecida por seu clima serrano, as mínimas devem cair para 10°C, com máximas que não ultrapassam os 14°C.

Segundo o meteorologista Vinícius Lucyrio, da Climatempo, "abril é o mês da virada na temperatura, com a entrada das primeiras massas de ar frio no interior do país. Porém, os períodos mais frios ainda serão curtos, durando cerca de três a quatro dias, antes que o calor volte a predominar, inclusive no Sul do Brasil". Ele ressalta que, embora ainda haja dias quentes, o calor não será tão intenso quanto o registrado em fevereiro.

Ainda de acordo com a Climatempo, três massas de ar frio devem atravessar a região Centro-Sul do país na primeira quinzena de abril. No fim do mês, uma quarta frente fria, com maior intensidade, poderá provocar um resfriamento mais duradouro, especialmente em áreas de maior altitude como o Vale do Paraíba.

A expectativa é que o frio se intensifique gradualmente ao longo do mês, exigindo atenção redobrada da população, especialmente nas regiões mais vulneráveis às mudanças bruscas de temperatura.

Comentários

Comentários