
O Taubaté perdeu por 2 a 0 para o Primavera na manhã deste domingo (23), no estádio Joaquinzão, em Taubaté, pelo jogo de ida das semifinais do Campeonato Paulista da Série A-2. Essa é a última etapa para buscar o tão sonhado acesso à Série A-1 do Paulistão em 2026.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
Com esse resultado, o Burro da Central, sob comando do técnico Alberto Félix, se complica muito na briga pelo acesso. Afinal de contas, tem que vencer por dois gols de diferença para ao menos levar a decisão para os pênaltis.
O próximo jogo será no outro sábado (29), a partir das 15h, no estádio Ítalo Mário Limongi, em Indaiatuba. E o Primavera já soma seis jogos sem sofrer gols.
O jogo
Na etapa inicial, o Primavera começou melhor que o Taubaté, com mais posse de bola, porém, sem criar chances claras de gol. Aos 10min, após erro na saída de bola da defesa do Burrão, o Fantasma quase se aproveitou, mas Marinho conseguiu retomar a bola.
Por sua vez, o Burro da Central tinha dificuldades em sair jogando e, inclusive, demonstrava cautela. Até para não se expor tanto diante de um adversário qualificado.
A partir dos 20min, o Taubaté começou a se acertar e começou a controlar mais a bola. Ainda assim, não conseguia criar e os dois times não finalizavam a gol.
No entanto, aos 32min, após a parada para hidratação, o Fantasma voltou melhor e abriu o placar. Primeiro, veio cruzamento de Kevin, pela direita, Douglas Baldini espalmou para a frente, mas Richard mandou para o fundo da rede, na sobra, de fora da área: 1 a 0.
O gol emudeceu a torcida taubateana, que até então fazia grande festa. E o ambiente ficou mais tenso, com o Fantasma da Ituana assombrando o Joaquinzão.
Nos minutos finais do primeiro tempo, o Burro da Central ensaiou uma pressão, principalmente com bolas alçadas na grande área. Aos 45min, Gleisinho recebeu livre na área, pela direita, entre os zagueiros, e finalizou à direita do goleiro, com muito perigo, na grande chance do time da região na etapa inicial.
Segundo tempo
Na etapa final, o Taubaté voltou com o mesmo time, enquanto o Fantasma da Mogiana voltou com a mesma formação. Já o Primavera fez duas trocas, até porque o zagueiro Renato Vischi ficou pendurado com cartão amarelo.
Contudo, a postura taubateana começou diferente, de forma mais ofensiva, até porque precisava do resultado. E acuou o Fantasma no campo de defesa no início.
No entanto, não conseguia criar chances de gol, pois, a defesa do Primavera, a menos vazada do campeonato, estava muito bem postada. E o Burrão também começou a errar passes, até pelo nervosismo.
Já o time de Indaiatuba também não conseguia sair para o jogo e não criava chances de perigo. Mas, se defendia bem e se segurava em campo, controlando o placar.
Aos 27min, o Taubaté conseguiu um pênalti, após o zagueiro do Primavera colocar a mão na bola e cortar cruzamento da direita. O lance surgiu em cruzamento de Thiaguinho, que havia acabado de entrar. O VAR chamou o árbitro e o pênalti foi confirmado, embora a imagem não fosse conclusiva.
Assim, Lucas Venuto foi para a cobrança, mas Victor Hugo foi para o canto direito e fez a defesa. Para alegria da torcida visitante atrás do gol, o que quase gerou confusão nas arquibancadas.
E, aos 39min, veio o que ninguém queria: o segundo gol do Primavera. Após cobrança de escanteio da direita, a jogada seguiu, Lucas Douglas chutou, Douglas Baldini espalmou e Pedro Arthur, livre, mandou para a rede: 2 a 0.
Depois, o jogo ainda teve sete minutos de acréscimos, mas o Taubaté não teve forças para reagir, não criou chances e frustrou os quase 9.000 torcedores no Joaquinzão.
Ficha técnica
Taubaté
Douglas Baldini; Caio Felipe (Thiaguinho), Frazan, Marcão e Ailton Santos; Rafinha, Marinho, Diego Jardel (Maykinho) e Lucas Venuto (Alisson); Guthierres (Luãn) e Gleisinho (Miguel)). Técnico: Alberto Félix.
Primavera
Victor Hugo; Jr Caiçara (Cleiton), Afonso, Renato Vischi (Douglas Carvalho) e João Victor; Bruno Lima, Kevin, Richard (Pedro Arthur) e Matheus Anjos (Renatinho); Lucas Douglas e Henan (Felipe Cruz). Técnico: Fernando Marchiori
Gols: Richard, aos 32min do 1º tempo; Pedro Arthur aos 39min do 2º. Árbitro: João Vitor Gobi. Local: estádio Joaquinzão, em Taubaté. Data: domingo, 23 de março de 2025. Cartões amarelos: Renato Vischi, Kevin, Bruno Lima (P); Gleisinho, Marcão (T). Renda : R$267.040,00 Público : 8.449.