NASCIDO EM PINDA

Senado aprova inclusão de João do Pulo em livro de heróis do país

Por Da redação | Pindamonhangaba
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução / COB
João do Pulo
João do Pulo

O Senado Federal aprovou projeto de lei que inclui o nome do ex-atleta do salto triplo João do Pulo no livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. Medalhista olímpico, João Carlos de Oliveira, conhecido como João do Pulo, nasceu em Pindamonhangaba em 1954 e morreu na capital, em 29 de maio de 1999.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

O texto foi aprovado de forma terminativa – quando não se faz necessária passar aprovação pelo plenário – pela Comissão de Esporte do Senado na quarta-feira (19). Veja o projeto de lei (clique).

De autoria do deputado Jonas Donizette (PSB/SP), a proposta pede que João do Pulo seja eternizado como um dos grandes brasileiros da história. O livro fica dentro do Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, um memorial na Praça dos Três Poderes, em Brasília, que homenageia os heróis e heroínas do país.

O relator da matéria, senador Jorge Kajuru (PSB-GO), justificou que a nomeação de João de Pulo deve ser feita por “justiça” e “honra” em função do seu trabalho no atletismo e também como exemplo de superação.

“João do Pulo foi um incansável defensor do poder transformador do esporte, reconhecendo que este vai além da conquista de medalhas, servindo como uma ferramenta fundamental para a inclusão e a promoção da cidadania. Sua experiência e visão inspiraram jovens atletas a perseguirem seus sonhos, mesmo em face de adversidades”, afirmou Kajuru em entrevista ao portal G1.

Atleta.

Primeiro negro a competir pelo clube Pinheiros, João Carlos foi frentista de posto de gasolina e soldado do Exército, onde chegou a patente de sargento em 14 anos como militar, antes de iniciar sua carreira nas pistas de atletismo.

João do Pulo subiu duas vezes ao pódio em jogos olímpicos: foi bronze em Montreal, em 1976, e em Moscou, em 1980.

Em 1981, aos 27 anos e ainda no auge da carreira de atleta, João sofreu um acidente na Rodovia Anhanguera, em São Paulo, que o fez perder a perna direita.

Após ser forçado a abandonar as pistas, João cursou a faculdade de educação física e acabou se elegendo como deputado estadual em São Paulo pelo antigo PFL em 1986.

João do Pulo morreu em 29 de maio de 1999, um dia após completar 45 anos, com cirrose hepática e infecção generalizada.

Livro.

O livro dos Heróis e Heroínas da Pátria foi criado em 1992 para eternizar os brasileiros de maior destaque ao longo da história, dedicando suas vidas ao país, à liberdade e à democracia.

Atualmente, o livro conta com 91 nomes de personalidades referências em suas áreas, como da médica Zilda Arns, do sociólogo Darcy Ribeiro, do músico Luiz Gonzaga, da Irmã Dulce, do médium Chico Xavier, Zumbi dos Palmares, o seringueiro Chico Mendes, Anita Garibaldi, Santos Dumont, entre outros. A lista conta com o nome de 73 homens e apenas 18 mulheres.

* Com informações do portal G1

Comentários

Comentários