Uma forte tempestade que atingiu a região do Vale do Paraíba na tarde desta terça-feira (18) provocou um apagão que afetou diversas cidades, incluindo Taubaté, Guaratinguetá e Cunha. Embora os detalhes exatos sobre a extensão dos danos ainda não tenham sido confirmados, há relatos não verificados de que outras cidades também foram impactadas.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
Em Taubaté, os ventos chegaram a mais de 60 km/h, e em Jacareí, pelo menos 10 árvores foram derrubadas. A tempestade causou sérios danos à infraestrutura elétrica da região, resultando em quedas de energia e interrupções nos serviços.
Em Taubaté, moradores e comércios da região da praça da CTI e Avenida Tiradentes ficaram sem energia.
A EDP, empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica, emitiu uma nota informando que o nível de criticidade na operação do sistema elétrico foi elevado devido às condições climáticas adversas. De acordo com a companhia, equipes técnicas foram mobilizadas em conformidade com o Plano Verão 2024/2025 e estão trabalhando para atender as ocorrências.
A empresa ressaltou que, em situações com grande volume de danos como esta, a prioridade no atendimento é dada a serviços essenciais, como hospitais, postos de saúde, escolas e creches, além de situações que possam oferecer risco à vida e de grandes áreas com consumidores afetados.
A EDP também destacou que parte do trabalho é realizado em parceria com a Defesa Civil e órgãos municipais, e que o tempo de reparo pode variar dependendo da magnitude dos danos em cada localidade.
A companhia alertou ainda a população sobre os cuidados necessários em caso de danos à rede elétrica, recomendando que as pessoas nunca se aproximem de cabos partidos ou fios caídos.