
Um avião agrícola modelo EMB-203 "Ipanema", fabricado pela Embraer, caiu na manhã desta terça-feira (11) em Nova Andradina, Mato Grosso do Sul, resultando na morte do piloto Paulo Roberto Crispim, de 40 anos.
O acidente ocorreu por volta das 9h em uma plantação de cana-de-açúcar, próximo a uma usina e ao aterro sanitário do município. O piloto foi encontrado morto dentro da aeronave pelas equipes de resgate.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) já havia emitido, em outubro do ano passado, uma recomendação de inspeção para aviões do modelo EMB-203, devido a falhas no mecanismo de travamento do assento do piloto.
A diretriz exigia que, dentro de 50 horas de voo ou na próxima revisão programada, fosse feita uma inspeção detalhada para garantir que os pinos de travamento estivessem corretamente posicionados. Caso houvesse irregularidades, seria necessário um retrabalho no mecanismo antes da aeronave voltar a operar.
A Anac alertou que a falha no travamento do assento poderia provocar deslocamentos indesejados, prejudicando o alcance dos controles de voo e, consequentemente, causando a perda de controle da aeronave. Ainda não foi confirmado se o problema apontado pela Anac teve relação direta com o acidente em Nova Andradina.
O modelo EMB-203 "Ipanema" é amplamente utilizado na aviação agrícola, com mais de 1.600 unidades produzidas e entregues pela Embraer. A empresa proprietária da aeronave envolvida no acidente atua há mais de 15 anos no ramo de pulverização de defensivos agrícolas e é a maior operadora do EMB-203 no país, com seis unidades em operação. O acidente está sob investigação dos órgãos responsáveis.
Paulo Roberto Crispim, o piloto que faleceu no acidente, era natural de Dourados, também no Mato Grosso do Sul.