
Secretária
A secretária de Saúde de Taubaté, Rosana Gravena, afirmou à coluna que agiu de "forma acidental" ao reagir com um emoji de riso ao comentário feito no Facebook por uma servidora do setor.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
Lapso
"Em primeiro lugar, esclareço que a interação na postagem da servidora foi feita de forma acidental. Jamais houve a intenção de desqualificar qualquer tipo de manifestação. Sinto muito pelo ocorrido que se deu unicamente por um lapso ocasionado pela falta de domínio no uso dessa rede social", disse Rosana Gravena.
Respeito
"Sou servidora pública na área de saúde há mais de 40 anos e minha trajetória sempre foi marcada pelo respeito, diálogo e admiração a todos os profissionais que se dedicam diariamente a cuidar da população", completou a secretária.
Insalubridade
Na postagem em questão, feita no Facebook, uma enfermeira da Prefeitura reclamava da redução de 40% para 20% no percentual de insalubridade da categoria. "Nós enfermeiros, que estamos expostos a todos os riscos, que enfrentamos o Covid na linha de frente, enquanto todos vocês estavam dentro de casa protegidos... vai reduzir nossa insalubridade para 20? É inaceitável, lamentável".
Moção
O caso veio à tona na tarde dessa quinta-feira (6), quando a Câmara aprovou, por unanimidade, uma moção de repúdio à secretária por demonstrar "total descaso e desrespeito ao desabafo de uma profissional da saúde nas redes sociais, no qual relatava seu desespero diante da redução da insalubridade".
Repúdio
Na moção, o vereador Diego Fonseca (PL) ressaltou que a secretária é "médica e, portanto, conhecedora dos riscos a que esses profissionais estão submetidos". Segundo o parlamentar, "ao invés de tratar com seriedade e respeito a legítima preocupação de uma profissional da saúde, [a secretária] respondeu com ironia e menosprezo", em uma postura que "não condiz com a responsabilidade que se espera de uma gestora pública e tampouco com o compromisso de valorização dos servidores municipais".