A Polícia Militar apreendeu três adolescentes, de 15, 16 e 17 anos, suspeitos de cometer um roubo na zona sul de São José dos Campos. O crime ocorreu na noite de terça-feira (4).
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
Na ocasião, as quatro vítimas, todas adolescentes – dois homens e uma mulher de 15 anos e outra mulher de 16 anos – foram abordadas na rua Maranduba, no bairro Conjunto Residencial Cidade Jardim, por volta de 22h41.
Os suspeitos foram localizados pouco depois, e a ocorrência foi registrada na CPJ (Central de Polícia Judiciária).
De acordo com o boletim de ocorrência, os adolescentes surpreenderam as vítimas enquanto elas caminhavam pela via pública. Eles agiram em grupo e anunciaram o assalto, subtraindo celulares, bolsas e outros pertences. Após o crime, os suspeitos fugiram a pé.
Uma das vítimas, a adolescente de 15 anos, informou que foi agredida durante o roubo, o que agravou a tipificação do ato infracional. Diante da denúncia, equipes da Polícia Militar foram acionadas via Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) e iniciaram as buscas na região.
A patrulha avistou três indivíduos com as mesmas características informadas pelas vítimas em fuga na avenida Andrômeda. Um deles foi abordado na frente de uma farmácia, enquanto os outros dois foram localizados na rua Cruzália.
Com os adolescentes, foram encontrados os objetos subtraídos no roubo: três celulares avaliados em cerca de R$ 7 mil, fone de ouvido, cartão de passe e carregador de celular.
Pouco depois, um homem compareceu à delegacia informando que havia encontrado um telefone celular na avenida Cidade Jardim, que pertencia a uma das vítimas. O aparelho foi apreendido e incluído no processo de investigação.
Reconhecimento.
Na delegacia, foi realizado o reconhecimento formal dos suspeitos. Três das quatro vítimas confirmaram a participação dos adolescentes no roubo na zona sul de São José. A quarta vítima, embora não tenha identificado um dos infratores, reconheceu os demais.
Além da autoria, a polícia constatou que um dos adolescentes já havia sido apreendido anteriormente por ato infracional análogo ao roubo. Outro já possuía histórico de envolvimento em ocorrências policiais.
Diante da gravidade do ato infracional e da reincidência de dois dos suspeitos, o delegado de plantão determinou a internação provisória dos três adolescentes na Fundação Casa. Eles permanecerão sob custódia até que o Ministério Público e o Poder Judiciário avaliem o caso e decidam sobre a internação definitiva, na tarde desta quarta-feira (5).
Dos adolescentes apreendidos, apenas o de 15 anos não tinha passagens pela polícia, que segue investigando se os envolvidos têm relação com outros assaltos na região.