
O pescador e fotógrafo russo Roman Fedortsov, que fez fama nas redes como ‘caçador de monstros’ do fundo do mar, assustou seguidores no início deste mês ao registrar seu encontro com um peixe com ‘cabeça de alien’.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
Fedortsov deu de cara com o Aptocyclus ventricosus. Popularmente conhecido em inglês como ‘smooth lumpfish’, ou peixe-lapa liso, ele vive no fundo do gelado oceano Pacífico norte, a quase 1.700 metros de profundidade, embora possa ser encontrado ocasionalmente em águas mais rasas, a até 5 metros de distância da superfície.
A espécie foi documentada pela primeira vez em 1769. Ela foi batizada na época como Cyclopterus ventricosus pelo zoólogo alemão Peter Simon Pallas, que citou sua localização provável como o mar de Okhotsk, na costa da Sibéria, na Rússia.
Seu habitat natural é a bacia das Aleutas do Norte, na costa norte da península do Alasca, águas entre Estados Unidos, Rússia e Japão. Segundo o U.S. Fish and Wildlife Service, agência do governo americano que monitora a pesca e a vida selvagem nas águas do país, é mais fácil encontrá-lo nos arredores da ilha Kodiak.
Adultos do peixe ‘alien’ podem ter de 25 cm a até 44 cm e pesar até 4,20 kg. Já os mais jovens podem ser minúsculos, com 5 a 6 cm e cerca de 50 g.
* Com informações do portal UOL