MONTADORA

Fim do mistério: Volks revela Tera, carro que é feito em Taubaté

Por Da redação | Taubaté
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Novo SUV tera da Volkswagen, que será produzido em Taubaté
Novo SUV tera da Volkswagen, que será produzido em Taubaté

A Volkswagen revelou por inteiro neste domingo de Carnaval (2), na avenida Marquês de Sapucaí, no Sambódromo do Rio de Janeiro, o Tera, novo carro que é produzido na fábrica de Taubaté. A expectativa é que ele seja lançado neste primeiro semestre de 2025 no Brasil como o SUV de entrada da marca alemã.

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Sem ainda revelar detalhes técnicos, preços e a lista completa de versões e equipamentos, a Volks apresentou o modelo concebido para ser o utilitário esportivo mais vendido e acessível da companhia, posicionado acima do Polo (R$ 96.490) e abaixo de Nivus e T-Cross, respectivamente R$ 143.490 e R$ 119.990.

Na apresentação realizada no Sambódromo, Ciro Possobom, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, disse que os preços do Tera serão "muito competitivos".

Produzido em Taubaté e inteiramente concebido e projetado no Brasil, o carro traz design exclusivo e apareceu pela primeira vez em setembro do ano passado, no Rock in Rio, ainda protegida em uma caixa que permitia ver pouco do seu visual definitivo.

Seu nome foi anunciado em novembro de 2024 e desde então o Tera tem surgido em teasers divulgados a conta-gotas pela Volkswagen, sem nunca exibir todos os detalhes.

Quanto ao design, o Tera traz nova linguagem visual da VW, que remete a automóveis recentes da empresa, como o elétrico I.D.4, a reestilização do Taos, recentemente lançada nos Estados Unidos, e o novo Tiguan, que deve chegar em 2025 ao mercado brasileiro.

Destaque para a larga coluna traseira, que lembra a de SUVs como o VW T-Roc, para os faróis de LED com luz diurna segmentada em duas partes e para as lanternas traseiras, também iluminadas por LEDs, posicionadas bem altas e rentes ao vidro da tampa do porta-malas.

Diferentemente dos SUVs maiores e mais caros da montadora alemã, e em nome da redução nos preços, o Tera não conta com barra iluminada na dianteira nem na traseira, mas nem por isso tem uma aparência excessivamente simples.

A Volks também informou que o Tera, fabricado no Brasil dentro do ciclo de investimentos locais de R$ 16 bilhões anunciado em 2024, será exportado para mais de 20 países, incluindo México, América do Sul e África.

Projetado sobre a mesma plataforma modular MQB A0 de T-Cross, Nivus e Polo, o Tera também não teve especificações de motor e câmbio reveladas neste evento, mas já adiantamos que, ao menos nas versões mais completas, terá o mesmo conjunto mecânico do Polo TSI: motor 1.0 turbo flex de 116 cv e 16,8 kgfm de torque, acompanhado da transmissão automática de seis marchas.

* Com informações do jornal Folha de S.Paulo

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