
Motoristas e usuários agora têm um aplicativo de São José dos Campos para viagens, lançado na última segunda-feira (17). O app começa pequeno, mas com grandes pretensões: consolidar-se em São José e chegar a todas as cidades do Vale do Paraíba em seis meses.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
A ideia é oferecer uma alternativa aos gigantes Uber e 99, que lideram o mercado. Para tanto, o aplicativo terá abrangência local, e depois regional, e aposta em aumentar a remuneração e melhorar as condições de trabalho do motorista, consequentemente tornando-se mais atrativo aos usuários.
“A meta é que todos ganhem, principalmente os motoristas. O grande mote desse projeto é a parceria com o motorista”, disse Jéssica Morais, diretora de Operação do 12 Drive – o número faz referência ao DDD da RMVale, que será a área de atuação do aplicativo.
A primeira cidade a contar com o 12 Drive é São José dos Campos. As próximas serão Jacareí, Caçapava, Caraguatatuba e Taubaté.
O projeto conta com investimento de um grupo de empresários. Inicialmente, o aplicativo usa uma plataforma contratada de uma empresa de Curitiba (PR), em termos de tecnologia. Mas o projeto também desenvolve a sua própria plataforma, que deve ser lançada mais para frente.
“Fizemos contrato com o pessoal da empresa de tecnologia e gerenciamos a tecnologia deles aqui em São José e no Vale”, afirmou a diretora. “O objetivo é ter o motorista feliz, valorizado. Nosso maior tesouro é o motorista”.
App promete pagar mais.
O aplicativo já está disponível para ser baixado nas lojas virtuais. Segundo a direção do app, o motorista ganha entre 60% a 70% a mais do que pagam os aplicativos de viagens, como Uber e 99.
A maior parte das viagens também tem preço equivalente ou até mais baixo para os usuários. Até o Carnaval, em razão do lançamento, os passageiros poderão pagar ainda mais barato do que os outros aplicativos. As formas de pagamento são variadas, como cartão de crédito e pelo próprio aplicativo.
O projeto em São José segue o que já acontece em outras cidades do país, como Porto Alegre (RS), Itajubá (MG) e Sorocaba (SP), todas com apps próprios para viagens. Muitos dessas plataformas já superaram até mesmo os grandes aplicativos internacionais.
“As companhias pegam quase tudo do motorista, é exploração. Nós temos uma parceria. Associação entre a empresa e os motoristas. Em Itajubá, os carros rodam com menos de dois anos de uso, e eles conseguiram tirar os aplicativos de fora. Os motoristas ganham mais e a população comprou a ideia. Nós estamos aqui e é mais fácil prestar assistência para motoristas e usuários, mais segurança e confiabilidade. É daqui, é nossa é de confiança”, disse Jéssica.
Adesão.
Após ser lançado na última segunda, o aplicativo tem mais de 1.000 usuários baixando o aplicativo por dia, segundo a direção. Cerca de 500 mensagens são enviadas por motoristas e usuários por dia, com dúvidas sobre o aplicativo. Uma das principais é se pertence à Prefeitura de São José dos Campos.
Embora use as cores da bandeira da cidade, o aplicativo é uma iniciativa privada, sem ligação com a administração pública.
“Fizemos um mês e meio de reuniões com motoristas e eles reclamam dos aplicativos internacionais. Parece escravidão moderna. Escravidão digital moderna. O projeto da 12 Drive é valorizar e fazer com que o motorista ganhe o justo e que a profissão tenha dignidade. Isso faz com que melhore para a cidade”, completou Jéssica.
“Estamos com uma mídia forte na internet, na mídia tradicional, com o tempo vai crescendo e esperamos nos próximos seis meses mudar a vida do motorista.”