EM TAUBATÉ

‘Não faz sentido a cidade ter dois aniversários’, diz prefeito

Por Leandro Vaz | Taubaté
| Tempo de leitura: 2 min
Da redação
Reprodução
Sérgio Victor em entrevista à TV Record
Sérgio Victor em entrevista à TV Record

Durante uma entrevista à TV Record, nesta sexta-feira (14), o prefeito de Taubaté, Sérgio Victor, abordou a polêmica sobre a cidade ter duas datas de aniversário, comemoradas em 5 de dezembro e 5 de fevereiro. A questão tem gerado dúvidas entre moradores e comerciantes locais.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

O novo aniversário e feriado passaram a valer em 2024, depois que vereadores aprovaram um projeto de lei proposto pelo então prefeito José Saud (PP) para alterar a data do aniversário da cidade. Com isso, o feriado de aniversário de Taubaté passou a ser 5 de fevereiro e não mais no dia 5 de dezembro.

Na justificativa do projeto, Saud alegou que se baseou em estudos de historiadores para propor a mudança. Na prática, as datas celebradas em Taubaté são 5 de fevereiro, aniversário de quando a antiga vila foi elevada à condição de cidade, em 1842 – feriado. E 5 de dezembro, aniversário de quando Taubaté foi elevada à categoria de vila, em 1645 - não é mais feriado

“Eu nunca sei quando a gente comemora o aniversário”, questionou o apresentador Leandro Vaz. Sérgio então mencionou que muitas pessoas ainda fazem publicações em fevereiro, utilizando a idade contada a partir da data de dezembro, o que reforça a confusão.

O tema tem sido debatido, especialmente entre os comerciantes, que solicitaram a retirada do feriado de dezembro. Segundo o prefeito, a gestão municipal está disposta a abrir um diálogo para encontrar um consenso sobre a data oficial e discutir melhorias para o comércio local.

“Talvez a prefeitura possa melhorar o apoio, os serviços e a experiência no centro e nos espaços de comércio para que os clientes venham e fiquem”, afirmou. No entanto, ele reforçou a necessidade de uma definição. “Não faz sentido a cidade ter dois aniversários.”

Ao ser questionado sobre qual data ele considera a oficial, o prefeito respondeu. “Eu comemoro em dezembro.”

O debate sobre a unificação do aniversário de Taubaté deve seguir nos próximos meses, com possíveis mudanças a serem analisadas pelo poder público.

Comentários

Comentários