
Com o objetivo de reforçar a proteção da população mais vulnerável contra a dengue, a Prefeitura de São José dos Campos começou a distribuição de repelentes para idosos. A ação, realizada em parceria com a MCG Laboratórios, integra as estratégias municipais de combate à doença e está sendo conduzida nas Unidades Básicas de Saúde que registram maior número de casos positivos.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
Foram doados mais de 5 mil frascos, distribuídos em nove UBS conforme a necessidade de cada região: Jardim da Granja e Putim (sudeste), Vila Industrial e Majestic (leste), Centro II (central), Jardim das Indústrias (oeste), Bosque dos Eucaliptos, Jardim Colonial e Jardim Oriente (sul).
Em todas as unidades de saúde contempladas, as equipes gestoras estão entrando em contato com pacientes monitorados – sejam casos suspeitos ou confirmados de dengue – para fornecer o produto às famílias que convivem com idosos acima de 60 anos. A retirada é feita na farmácia da UBS de referência do paciente e pode ser realizada por qualquer morador da residência, mediante apresentação de documento de identificação do idoso.
“A aplicação do repelente é essencial para nos protegermos e também cuidarmos de quem convive conosco. Afinal, o mosquito pode picar uma pessoa infectada e espalhar ainda mais a doença dentro de casa e até para os vizinhos”, disse a médica Tereza Cardozo, chefe de Vigilância Epidemiológica.
A distribuição dos repelentes faz parte das medidas preventivas adotadas pela Prefeitura para conter o avanço da dengue no município e proteger os grupos de risco, especialmente os idosos.