
Votação
A Câmara de São José dos Campos aprovou nessa quinta-feira (6) o projeto da Mesa Diretora que prevê que as moções não sejam mais votadas em plenário.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
Moções
Pela regra anterior, as moções, que podem ser de apoio, pesar, protesto, louvor, solidariedade ou repúdio, eram votadas em bloco, em conjunto com os requerimentos. Caso fossem destacadas, a votação era feita isoladamente.
Desgaste
Nos últimos anos, em meio ao cenário de polarização nacional, as moções vinham sendo propostas pelos vereadores de esquerda e de direita para forçar que os parlamentares se posicionassem a respeito de temas polêmicos. Como as moções são passarão mais por votação, esse desgaste não mais ocorrerá.
Projeto
O projeto também prevê outras mudanças: que o presidente da Câmara poderá arquivar propostas caso já exista outra propositura de mesmo conteúdo ou objetivo; o fim da Tribuna Livre; e que, em caso de recurso contra ato do presidente, a Comissão de Justiça, Redação e Direitos Humanos deverá analisar a admissibilidade do mesmo.
Placar
O projeto foi aprovado com sete votos contrários, dos vereadores Amélia Naomi (PT), Anderson Senna (PL), Carlos Abranches (Cidadania), Fernando Petiti (PSDB), Lino Bispo (PL), Sérgio Camargo (PL) e Thomaz Henrique (PL).