SOMENTE DOIS GÊNEROS

Trump diz que EUA só vão reconhecer 'masculino e feminino'

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução
Donald Trump foi empossado nesta segunda-feira
Donald Trump foi empossado nesta segunda-feira

O republicano Donald Trump foi empossado nesta segunda-feira (20) para seu segundo mandato como presidente dos Estados Unidos.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

Em cerimônia em Washington com a presença de ex-presidentes e autoridades da política e da economia, Trump voltou a ser o chefe do executivo do país, o que já tinha ocorrido de 2017 a 2021.

A expectativa é de que Trump assine uma série de medidas e ordens executivas na sua volta à Casa Branca.

Em seu discurso, o republicano falou por mais de meia hora durante a cerimônia de posse. Ele destacou as políticas anti-imigração, a defesa da liberdade de expressão e a recuperação econômica dos EUA, além de afirmar que a política oficial dos EUA reconhecerá apenas dois gêneros.

“Esta semana também porei fim à política governamental de tentar incorporar socialmente a raça e o gênero em todos os aspectos da vida pública e privada. Vamos forjar sociedade que não enxergará duas cores e será baseada no mérito. Será política oficial dos EUA que existam apenas dois gêneros, masculino e feminino”, disse Trump.

A administração Trump planeja divulgar ainda nesta segunda uma ordem executiva que redefiniria o que é considerado um "gênero aceito" nos Estados Unidos.

Segundo o site Político, a Casa Branca instruirá o Departamento de Estado e o Departamento de Segurança Interna, bem como outras agências, a removerem as opções “não-binário” ou “outras” de documentos federais, incluindo passaportes e vistos.

Em dezembro, durante o AmericaFest, conferência para jovens conservadores em Phoenix, o presidente prometeu "deter" o que chamou de "loucura transgênero" no primeiro dia de seu segundo mandato. Ele também afirmou que iria "manter os homens fora dos esportes femininos".

Na ocasião, o grupo Advocates for Trans Equality publicou nas redes sociais uma crítica ao discurso de Trump: “Hoje é um dia difícil para a nossa comunidade. O novo governo atacou a vida de pessoas trans, a saúde e a dignidade [...] Nós próximos meses, dar apoio e suporte para cada uma [das pessoas trans] será mais importante do que nunca”.

Comentários

Comentários