
Em Nova Délhi, Índia, a equipe do hospital Fortis foi pega de surpresa com um caso médico inusitado. Um homem jovem, de 23 anos, foi diagnosticado com barata viva, de aproximadamente 3 cm de comprimento, dentro de seu intestino delgado após procurar ajuda por indigestão e dores no abdômen.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
A descoberta ocorreu durante uma endoscopia, onde a equipe, liderada pelo Dr. Shubham Vatsya, que se espantou com a capacidade do inseto de sobreviver em condições tão hostis. Para retirá-la, foi aplicada uma técnica de endoscopia com sucção, garantindo a remoção segura e em tempo recorde.
O procedimento proporcionou alívio imediato ao paciente e evitou graves complicações como infecções gástricas profundas. A capacidade de sobrevivência das baratas fez com que a equipe médica, vinculada a comida e lugares sujos, não considerasse que elas poderiam sobreviver em outro lugar. Após o sucesso da intervenção o paciente foi liberado, sem complicações e sem intercorrência.
O caso chama a atenção para a necessidade da busca em situações inesperadas por ajuda médica e do perigo que pequenos invasores oferecem a saúde humana. O Dr. Vatsya destacou que a ingestão acidental de pequenos organismos é mais comum do que se imagina e lembrou sobre a importância da higiene em alimentos.