
Uma verdadeira cidade do ensino e do aprendizado.
Os números superlativos da Unitau (Universidade de Taubaté) dão ideia da dimensão e da importância da instituição para a Educação, atendendo, atualmente, cerca de 10 mil alunos, desde o Colégio Unitau (ensino fundamental, médio e técnico) à pós-graduação, com mestrado e doutorado, e já com pós-doutorado.
São mais de 1.000 servidores, entre professores e técnico-administrativos. O trabalho deles é fundamental para a Unitau oferecer mais de 55 cursos de graduação, entre presenciais e na modalidade EAD (Ensino à Distância) – são mais de 30 polos EAD, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
Na pós-graduação, são nove opções de mestrado, duas de doutorado e ainda pós-doutorado e Residência Médica, além de mais de 20 cursos de especialização. Sem contar 20 cursos de extensão.
Atualmente, a Unitau tem a maior parte das suas unidades instaladas em Taubaté, mas também conta com o campus de Caraguatatuba, já instalado, e tem o projeto aprovado do Campus de Cruzeiro, que será fundamental para atender a demanda na área de Saúde com a construção do Hospital Regional do Vale Histórico e Vale da Fé, que deve entrar em operação no segundo semestre de 2025, segundo o Estado.
Ciências.
A universidade conta ainda com cerca de 100 laboratórios e 11 bibliotecas.
Não à toa, é a instituição do Vale do Paraíba com mais bolsas de iniciação científica financiadas pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
No último edital, foram 27 projetos de Humanas, Exatas e Biociências contemplados. A Unitau ainda tem oito bolsas Ensino Médio CNPq e 23 bolsas Unitau Iniciação Científica.