
A Liebherr Aerospace Brasil anunciou um investimento de R$ 300 milhões em Guaratinguetá para ampliar sua capacidade de produção na cidade. A ampliação vai gerar 300 novos empregos na unidade. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (9), com a presença do governador de São Paulo em exercício, Felicio Ramuth (PSD).
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
Parte do Grupo Liebherr Brasil, a Liebherr Aerospace vai ampliar em 12 mil m² a unidade existente na planta da empresa em Guaratinguetá, às margens da rodovia Presidente Dutra.
Atualmente, a companhia emprega 1.500 pessoas na cidade, sendo 450 na divisão Aerospace, que vai passar de 700 empregos com a ampliação da unidade.
O setor produz mais de 500 tipos diferentes de componentes aeronáuticos utilizados no final da cadeia na montagem de trens de pouso e de sistemas de controle de voo e de climatização de cabines. Cerca de 90% da produção vai para a exportação.
Contratação.
Segundo Lázaro Silva, diretor financeiro do Grupo Liebherr Brasil, as contratações serão graduais e vão começar neste ano.
“Sempre estamos abertos a receber currículos e vamos fazer as campanhas adequadas no momento oportuno. Devemos começar a contratar em breve. Vamos começar a construção da empresa e, na sequência, vamos contratando na medida da necessidade”, afirmou o executivo.
Além de Felicio e de diretores da empresa, o evento para anúncio do investimento contou com o prefeito de Guaratinguetá, Júnior Filippo (PSD), membros do governo estadual e políticos do Vale do Paraíba.
“Como disse o governador, o grande papel social das indústrias e empresas é a geração de emprego, oportunidade de qualificação e por isso somos muito orgulhosos de sermos o maior gerador de empregos industriais na cidade”, afirmou Lázaro Silva.
Na avaliação do diretor financeiro da Liebherr, cada novo emprego gerado na fábrica tem potencial de provocar a abertura de duas a três vagas na cadeia de fornecedores. Portanto, a expansão da Liebherr Aerospace pode gerar até 900 novos postos de trabalho indiretos.
Fornecedores.
Felicio destacou a importância da expansão da empresa para a região e o estado e disse que a cadeia de fornecedores da indústria aeroespacial tende a aumentar no Vale do Paraíba, com a ampliação da fábrica em Guaratinguetá.
“A Liebherr trará o que tem de mais moderno na indústria 5.0, o estado da arte industrial, para fabricar produtos aeroespaciais para o mundo. O governo do Estado participou de todas essas negociações”, afirmou.
“A região do Vale tem o setor aeroespacial consolidado e Guará, que já tinha a Liebherr, vai poder ampliar essa situação com a participação da cidade no mercado internacional. Passa a ser capacitada a cadeia de fornecedores, e a Liebherr faz isso muito bem, por exemplo, formando jovens. A empresa aqui em Guará será o principal ponto de atuação no mundo da Liebherr no segmento aeroespacial.”
O prefeito Junior Filippo ressaltou que a Liebherr tinha outros cinco países para escolher instalar a nova fábrica, tendo Guaratinguetá vencido a disputa com apoio do governo estadual, do ex-prefeito Marcus Soliva (PL) e da direção da Liebherr na cidade.
“Foi um trabalho conjunto em que todos ganham. Emprego qualificado para a nossa cidade. Melhor notícia para o começo do governo”, disse Filippo, que assumiu a gestão da cidade na semana passada.