PARCERIA PAGA

Votação eletrônica e modernização do prédio marcaram 2024

Por Câmara de São José dos Campos | OVALE BrandStudio
| Tempo de leitura: 1 min
Cleverson Nunes/CMSJC

Em maio, na 25ª sessão do ano, os vereadores utilizaram pela primeira vez o módulo de votação eletrônica, após regulamentação interna e treinamento dos servidores envolvidos na operação. 

Funciona assim: cada parlamentar tem um cartão que ao ser inserido no equipamento individual, disposto sobre a mesa, o identifica e habilita a votação da matéria anunciada pelo presidente, por meio dos botões que sinalizam voto favorável, contrário e abstenção.

O resultado é exibido em um painel no plenário. O extrato da votação eletrônica fica disponível para consulta e conferência no site da Câmara no dia seguinte à sessão, informando o tipo de quórum (maioria simples, absoluta ou qualificada), o número de vereadores presentes, a discriminação nominal dos votos e o resulado (aprovação ou rejeição). Exceto no caso de projetos de decreto legislativo voltado a homenagens, em que a votação é secreta. Para acessar (camarasjc.sp.gov.br), clique no menu “Atividade Legislativa”, depois em “Sessões Plenárias”, e aí em “Pautas/resultados”.

Também no início do ano houve a modernização do plenário, com uma iluminação mais potente; e a instalação de catracas junto à recepção para identificar todos os que ingressam no prédio, uma medida para maior segurança dos visitantes e funcionários. E ainda ampliação do número de banheiros na ala dos gabinetes de assessoramento parlamentar, além da reforma da edificação anexa que resultou na reintegração de setores do departamento de comunicação que estavam em espaços separados.

Comentários

Comentários