Dias de violência.
Nos últimos três dias, sete pessoas foram mortas no Vale do Paraíba e duas vítimas sobreviveram à tentativa de homicídio, num dos períodos mais violentos na região.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
Não à toa, o Vale lidera o ranking da violência no interior do estado de São Paulo, com 258 mortes de janeiro a outubro de 2024 – 244 homicídios e 14 latrocínios.
As mortes mais recentes ocorreram entre a tarde da última sexta-feira (13) até a madrugada desta segunda (16), em São José dos Campos, Guaratinguetá, Cruzeiro, Taubaté e Pindamonhangaba.
Casos de morte.
Na madrugada desta segunda, uma mulher e um homem foram mortos a tiros em Pindamonhangaba, na Estrada Municipal da Santa Cruz, no bairro Triângulo.
Maria Eduarda e um homem ainda não identificado foram baleados -- antes de morrer, a mulher disse à polícia que o seu namorado seria o autor do crime. Ela tinha ferimentos por tiros no abdômen e no braço e morreu no local. Ninguém foi preso.
O homem foi encontrado em um terreno ao lado de uma motocicleta Yamaha preta, sem placa. A vítima masculina não possuía identificação e foi encontrada sem vida, com um tiro na cabeça. A motocicleta foi confirmada como produto de roubo em Guaratinguetá.
Em Cruzeiro, nesta segunda, a Polícia Civil identificou como Dennis Wesley Alves Capucho, de 34 anos, o homem que foi morto com 13 tiros. O crime aconteceu na rua Sebastião de Souza, no bairro Vila São Crispim, por volta das 3h14.
Dennis chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. Ele foi atingido por 13 tiros, sendo alvejado na cabeça, costas e tórax. Dennis possuía antecedentes criminais, incluindo uma condenação por roubo qualificado. Informações sobre possíveis motivações ou autoria do crime ainda não foram apuradas.
Agressão e fogo.
No domingo, um homem foi agredido e teve seu corpo incendiado em Guaratinguetá. Ele foi socorrido em parada cardiorrespiratória ao pronto-socorro municipal, e não resistiu aos ferimentos e morreu. O crime segue em investigação.
Em Taubaté, um homem de 30 anos foi morto a tiros na rua São Pedro, no bairro Bosque da Saúde, na madrugada do último sábado (14). O crime aconteceu por volta das 2h35 e a vítima chegou a ser socorrida com vida, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu no Hospital Regional de Taubaté.
A vítima foi identificada como Jaime Wellington dos Santos Teixeira, que foi encontrada caída no chão, com um ferimento na cabeça. O caso continua em investigação, e a polícia busca identificar o autor do crime.
Na última sexta (13), um homem de 61 anos foi encontrado morto dentro de sua casa na Vila Guará, em Guaratinguetá. As análises irão determinar as causas da morte e se houve envolvimento de terceiros.
Também houve o encontro de um cadáver na Via Dutra, no domingo (15), pela Polícia Rodoviária Federal. Trata-se de um homem de 57 anos que estava morto às margens da rodovia, no trecho de São José dos Campos.
O homem estava deitado no gramado às margens da Dutra, na altura do km 136, na pista sentido Rio de Janeiro. Havia sinais de um possível atropelamento, mas não se sabe se criminoso ou não. O caso é investigado.
Tentativa de homicídio.
Dois homens ainda escaparam de ser assassinados na região nos últimos dias. Nesta segunda, em São José dos Campos, o cunhado atingiu um jovem de 20 anos com um tiro no rosto. O motivo seria um desentendimento familiar antigo.
A tentativa de homicídio aconteceu pela rua Veneza, no bairro Jardim Mesquita. Baleado, o jovem foi socorrido por familiares para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Campo dos Alemães, na zona sul.
Segundo informações, o autor, de 36 anos, é o cunhado da vítima e teria como comparsa outro homem, que estava na direção do veículo. O jovem ainda contou que já havia sido ameaçado pelo cunhado anteriormente. Não há informações a respeito da prisão dos autores.
Em Guaratinguetá, no sábado (14), um jovem de 19 anos foi baleado em uma tentativa de homicídio. Ele foi atingido por tiros no bairro Campo do Galvão. Ele foi estabilizado pela equipe e removido à UPA de Guaratinguetá. A Polícia Civil investiga o caso.