Um jovem de 22 anos foi preso em flagrante por descumprimento de medida protetiva e violência psicológica contra sua companheira, também de 22 anos, nesta quinta-feira (12), por volta das 13h20. O caso ocorreu no Residencial Pinus Iriguassu, em Caçapava.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
De acordo com a polícia, o homem estava transgredindo uma determinação judicial que o obrigava a manter distância da vítima e de seu lar. Testemunhas relataram que as agressões físicas e psicológicas sofridas pela mulher eram “quase diárias”. Além disso, a vítima havia pedido diversas vezes para que o indiciado deixasse a residência, sem sucesso.
As investigações preliminares indicam que a vítima estava em uma situação de dependência psicológica, agravada por um histórico de agressões, xingamentos e ameaças que perdurava há mais de dois anos. A vítima, que apresenta sinais de trauma, também revelou temer pela própria vida e pela segurança de suas filhas.
Mesmo machucada, ela recusou atendimento no IML (Instituto Médico Legal) e não autorizou a fotografação de lesões recentes, evidenciando um estado de temor em relação ao agressor. A polícia também destacou o risco de que a continuidade das agressões poderia evoluir para um caso trágico
Crime de tortura.
Diante da habitualidade das agressões e do impacto psicológico gerado, a polícia não descarta a possibilidade de reclassificar o caso, saindo da esfera de violência doméstica para a tipificação de crime de tortura.
A autoridade policial determinou a prisão em flagrante do jovem com base na Lei Maria da Penha, que prevê punições para o descumprimento de medidas protetivas de urgência. Durante a abordagem, os policiais ainda identificaram indícios de envolvimento do indiciado em ilícitos relacionados a entorpecentes.
As comunicações de praxe foram realizadas, e o caso segue sendo investigado pela Polícia Civil de Caçapava. O jovem permanece à disposição da Justiça e deve passar por audiência de custódia nesta sexta-feira (13).