DEVOÇÃO NO VALE

Em estilo medieval, Santuário guarda ‘Milagre da Sagrada Face'

Por Da redação | Roseira
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação / Prefeitura de Roseira
 Santuário da Sagrada Face
Santuário da Sagrada Face

Construído em estilo medieval e réplica de um castelo italiano, o Mosteiro da Sagrada Face no Vale do Paraíba guarda o ‘Milagre da Sagrada Face’.

Desde 24 de novembro deste ano, o mosteiro foi elevado a Santuário da Sagrada Face, principal ponto turístico e religioso da cidade de Roseira, onde está instalado.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

A mudança de status ocorreu em missa solene presidida pelo arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes.

Segundo o padre Geraldo de Almeida Sampaio, que trabalha e atua no local, o “santuário é uma igreja que traz uma relíquia ou um acontecimento muito particular que intensifica a devoção como filhos de Deus”.

O Santuário da Sagrada Face é mantido e cuidado pela congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote que tem como vocação a devoção à sagrada Face de Cristo.

O Mosteiro foi fundado em 25 de março de 1970 pelo padre Januário Baleeiro. Construído em estilo medieval, representa a réplica de um castelo italiano.

No interior da igreja, imagens trazidas da Europa podem ser contempladas além do maior atrativo do agora Santuário, a exposição do Milagre da Sagrada Face.

A Sagrada Face foi pintada por um padre em 1959. O sacerdote fez um lado, mas ao tirar o pano do molde outro desenho apareceu na parte de trás. Um fenômeno que nem artistas profissionais souberam explicar. Apesar da tranquilidade e silêncio, o Santuário fica ao lado da Via Dutra e próximo ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

Rota da Fé.

A cidade de Roseira celebra a elevação do Santuário que reúne milhares de pessoas ao longo do ano. Romarias vindas do Brasil passam pela cidade com destino ao Mosteiro da Sagrada Face, agora tornado Santuário.

Todo este trabalho, segundo o presidente do Conselho de Turismo de Roseira, Luiz Carlos Rodrigues, também se deve à administração municipal por preparar a cidade para atrair novos turistas.

“Nós criamos o Conselho de Turismo em 2021 e logo vieram os frutos. Além disso, conseguimos inserir a cidade na Associação da Rota da Fé e além de outras melhorias que promovemos para receber bem os romeiros que aqui chegam”, disse Rodrigues.

Com sua arquitetura medieval, o Santuário é um lugar de contemplação e oração. Para os moradores, o impacto da mudança vai além dos números e do crescimento econômico. Ela é vista como uma vitória, um sinal de que a cidade, com sua rica história de devoção, está sendo reconhecida e acolhida por algo maior.

Comentários

Comentários