TECNOLOGIA NA IGREJA

Igreja na Suiça cria 'Jesus' com IA para fiéis se confessarem

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução / O Tempo / DW
A imagem construída através de tecnologia responde aos fiéis os aconselhando
A imagem construída através de tecnologia responde aos fiéis os aconselhando

Uma igreja na Suiça, em uma ação inovadora, criou uma Inteligência Artificial de Jesus para que frequentadores do local possam se confessar e receber conselhos da imagem de Cristo. A implantação partiu da paróquia St. Peter’s Chapel, em Lucerne, que contou com o auxílio de uma universidade local para o desenvolvimento da IA.

A realização do trabalho faz parte de um projeto chamado 'Deus in Machina', feito pelo Laboratório de Pesquisa de Realidades Imersivas, da Universidade de Ciência Aplicada e Artes da Universidade de Lucerne.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp. 

Segundo a mídia local, a tecnologia foi configurada para utilizar o Novo Testamento e dar conselhos baseados nos ensinamentos e na personalidade de Jesus. O fiel é recebido por uma imagem de Jesus, semelhante a aparência dos suíços, e ele poderá conversar e se confessar com a IA.

Um dos teólogos da igreja afirmou que a presença da imagem implantada na igreja é apenas um teste, permitindo que elas se envolvam com a tecnologia de maneira que se assemelha a uma conversa intrapessoal.

 "Fiquei muito surpreso, e tudo foi muito fácil. Mesmo sendo uma máquina, fui muito aconselhado", disse um fiel a um jornal local após vivenciar o confessionário.

A Universidade, criadora do projeto, disse que a IA foi capaz de entender questões mais profundas. Um voluntário perguntou ao holograma: "Como posso apoiar, do ponto de vista cristão, uma pessoa idosa e doente que decidiu pelo suicídio assistido?”, e a IA teria respondido: “Talvez você possa fazer as seguintes perguntas ao seu ente querido: O que sua fé significa para você neste momento difícil? Existe mais alguma coisa na vida que possa lhe trazer paz ou alegria? Como posso apoiá-lo e confortá-lo? Sua tarefa não é julgar, mas acompanhar com amor”.

Ainda assim, apesar da implantação do projeto, a igreja afirma que a IA não deve substituir o ato de confissão tradicional e que a implementação da mesma serve como uma experiência a mais para os frequentadores do local religioso.

*Com informações do jornal 'O Tempo'.

Comentários

Comentários