
Reconhecido como poeta do rap nacional, o joseense Leonardo Irian de Siqueira Ribeiro, mais conhecido como Léo, morreu aos 31 anos nesta quinta-feira (14). A causa da morte não foi informada.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
Léo formou o grupo Síntese ao lado de Gastério Neto, o Neto. A dupla gravou o aclamado disco “Sem Cortesia”, de 2012.
Dono de uma caneta profunda e reflexiva, segundo sites especializados em rap, Léo conquistou o seu espaço no coração e mente de todos os que o conheceram.
De acordo com a SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública), Léo foi encontrado já sem vida dentro de casa, no bairro Campos de São José, na região leste de São José dos Campos. “A Polícia Militar foi acionada para comparecer ao local por uma equipe do Samu, que atestou o óbito no imóvel. Foi solicitada perícia ao local e exames de IML à vítima”, disse a pasta, em nota.
O caso foi registrado como morte suspeita na Central de Polícia Judiciária do município e a Polícia Civil investiga.
Segundo informações disponíveis nas redes sociais, Léo recebeu o diagnóstico para esquizofrenia em 2012 e, há quatro semanas, recebeu alta de uma internação.
O Síntese informou no Instagram que o velório ocorreu nesta sexta-feira (15), em sala da Urbam (Urbanizadora Municipal), na Vila Industrial, zona sul de São José. O sepultamento estava previsto para as 16h no cemitério Padre Rodolfo Komorek, no centro da cidade.
Repercussão.
A morte de Léo repercutiu nas redes sociais, principalmente entre artistas de hip hop. Rappers como BK, Kamau, Djonga, Rodrigo Ogi e Yago Opróprio lamentaram o falecimento do artista e prestaram condolências a Neto.
O perfil Rap Nacional Official no Instagram, com 870 mil seguidores, lamentou a morte de Léo. “O Rap Nacional está de luto! É com imenso pesar que comunicamos o falecimento do Leonardo Irian, um gênio das composições, integrante do grupo Síntese. Nossos sentimentos a todos os famíliares, amigos e fãs, que Deus conforte cada um neste momento difícil. Descanse em paz, Leonardo Irian!”.
Internautas e fãs da dupla também têm prestado homenagens nas redes sociais. Muitos admiradores citam como o grupo os ajudou a enfrentar problemas pessoais, especialmente relacionados à saúde mental.
"Missão cumprida, Léo. Que existência! Muito obrigada por cada composição e energia dedicada a nós", disse Daniella Behr.
Ana Julia Paiva comentou: "A vida é uma passagem. Léo tá vivo em outro plano e principalmente em suas letras e dentro de nós. Fez muito por vários! Sua existência foi uma linda obra. Firmeza no propósito, Neto! Que seu coração seja confortado nesse momento e que o Léo faça uma boa transição. Orações de luz e amor".
Patrícia Caroline escreveu: "'Pra que o amor renasça como aurora, pra que descanse em paz aqueles que foram antes da hora'. Descanse em paz Léo! O significativo de resistência!".
"Vá em paz irmão faça uma boa passagem, cumpriu sua missão!! Gratidão pelas letras nos meus piores momentos serviram de lanterna", disse João Paulo Dias.
Marquinho Ferreira escreveu: “Não sei como explicar, mas sinto que ainda vamos se trombar. Esse cara me fez crer que não estamos só. Que somos realmente canais de algo maior! A arte nos revela isso, mas quando você ver que alguém já encontrou isso é inspirador. Descanse em paz irmão! Você não foi apenas um sonhador. Você foi uma obra fundamental do criador”.