Precisão. Substantivo feminino.
Se refere aquilo que tem absoluto rigor na determinação de medida, peso, valor; exatidão. É o que diz o dicionário, que poderia complementar: jornalismo é precisão. É sinônimo de jornalismo substantivo, escrito em letras garrafais com letra de manchete de jornal. Um exemplo?
A precisão das pesquisas divulgadas por OVALE ao longo da corrida eleitoral em São José dos Campos e Taubaté, que acertaram milimetricamente o resultado das urnas, além da tendência do eleitorado durante toda a campanha, mantendo a tradição do jornal na publicação de levantamentos referenciais no quesito credibilidade, sem margem de erro. É o jornalismo mais influente da RMVale, com um timbre que pesa uma tonelada.
Na reta final da campanha em São José, o maior colégio eleitoral do Vale do Paraíba, OVALE divulgou pesquisa no dia 22 de outubro, realizada pelo instituto Ágili Pesquisas, apontando vantagem de Anderson Farias (PSD), na disputa contra Eduardo Cury (PL), com o 'placar' de 58,7% a 41,3% dos votos válidos. Nas urnas, no dia 27, o resultado foi Anderson com 58,26% (na pesquisa foi 58,7%) e Cury, com 41,74% (na pesquisa foi 41,3%).
Comparação
Pesquisa: Anderson 58,7% vs. 41,3% Cury
Nas urnas: Anderson 58,26% vs. 41,74% Cury
Contratado por OVALE, o instituto Ágili Pesquisas, um dos mais respeitados do país, tendo destaque como um dos integrantes do 'Índice CNN', ouviu 600 eleitores entre os dias 17 e 21 de outubro. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número SP-00020/2024.
Em Taubaté, por sua vez, a pesquisa de OVALE foi divulgada no dia 24 de outubro, também apontando com precisão a tendência de vitória de Sérgio Victor (Novo), no duelo contra Ortiz Junior (Republicanos). O levantamento mostrou Sérgio com 59,9% dos votos válidos — nas urnas, ele teve 61,98% — e Ortiz, com 40,10% — ele teve 38,02% nas urnas. Novamente, a pesquisa apresentou excepcional índice de acerto.
Comparação
Pesquisa: Sérgio 59,9% vs. 40,10% Ortiz
Nas urnas: Sérgio 61,98% vs. 38,02% Ortiz
Contratado por OVALE, o instituto Ágili Pesquisas, um dos mais respeitados do país, tendo destaque como um dos integrantes do 'Índice CNN', ouviu 600 eleitores entre os dias 17 e 22 de outubro. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número SP-08294/2024.
Informação de impacto.
Na reta final do primeiro turno, no dia 30 de setembro, OVALE já havia divulgado a pesquisa de maior impacto na corrida eleitoral em São José, indicando pela primeira vez a ultrapassagem de Anderson sobre Cury, isolando-se na liderança e cacifando-se como favorito na disputa. No levantamento, Anderson apareceu com 38,9% dos votos válidos (nas urnas, no primeiro turno, teve 39,6%), enquanto Cury teve 28,8% (nas urnas, 25,96%). Na sequência, a pesquisa mostrou Dr. Elton (União), com 19,4% (teve 19,89% nas urnas), Wagner Balieiro (PT), com 9,7% (teve 11,67%), além de Prof. Wilson Cabral (PDT), com 1,7% (teve 2,38%), e Toninho Ferreira (PSTU), com 1,5% (teve 0,45%).
Contratado por OVALE, o instituto Ágili Pesquisas, um dos mais respeitados do país, tendo destaque como um dos integrantes do 'Índice CNN', ouviu 600 eleitores entre os dias 25 e 27 de setembro. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número SP-05733/2024.
Em 22 de agosto, divulgada no meio de debate na TV Band Vale, pesquisa OVALE já havia sido a primeira a revelar a aproximação entre Anderson e Cury, que até então, desde maio de 2023, liderava com folga a corrida eleitoral, cenário confirmado em junho de 2024, também em levantamento de OVALE.
Pesquisa.
As pesquisas sobre o cenário eleitoral em São José e Taubaté integraram o Vox Populi (voz do povo, em latim), um dos pilares do novo projeto editorial de OVALE, principal veículo de comunicação da RMVale, que em fevereiro deste ano converteu-se em um veículo 100% digital e anunciou a duplicação do volume de produção jornalística. Além dos levantamentos eleitorais, OVALE realiza levantamentos periódicos sobre temas relevantes, servindo como um termômetro da opinião pública.
"OVALE é a bússola editorial, o farol jornalístico da RMVale, guiando a sociedade a um porto seguro. Nestas eleições, o jornal produziu em média 1.400 reportagens mensais, democratizando o acesso a informações de qualidade, em todas as plataformas, sempre com o seu inexpugnável DNA editorial, com o exercício de um jornalismo livre, independente, crítico, plural, apartidário e preciso. As pesquisas OVALE, com precisão milimétrica, em claro contraponto a outros levantamentos menos precisos, são exemplos práticos do peso do jornalismo mais influente do Vale do Paraíba", disse o editor-chefe de OVALE, Guilhermo Codazzi.