Com previsão de inauguração em junho de 2032, o trem-bala RioSP promete ligar as capitais de São Paulo e Rio de Janeiro em apenas 1h45, percorrendo um trajeto de 417 quilômetros. Além das paradas nas capitais, o trem de alta velocidade fará escala em sete cidades ao longo do percurso, com expectativa de transportar mais de 25 milhões de passageiros por ano.
As estações intermediárias incluem Guarulhos e quatro cidades do Vale do Paraíba: Jacareí, São José dos Campos, Taubaté e Aparecida, Resende, além das cariocas Volta Redonda/Barra Mansa. O ponto inicial será a Estação Água Branca, em São Paulo, enquanto o destino final será a Estação Leopoldina, no Rio de Janeiro. As cidades foram escolhidas após negociações com as prefeituras locais.
O trem-bala, desenvolvido pela empresa TAV Brasil em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), terá capacidade para alcançar velocidades de até 350 km/h. Com um investimento estimado em R$ 75 bilhões, o projeto será financiado por investidores privados, sem uso de recursos públicos.
O sistema de energia será renovável, reduzindo significativamente as emissões de carbono e gerando um impacto ambiental positivo, equivalente à preservação de uma área de floresta de aproximadamente 225 km² anualmente – o equivalente ao tamanho do município de Recife.
O cronograma da obra inclui etapas planejadas. Atualmente, o projeto está em fase de elaboração do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente, necessários para a obtenção da licença ambiental preliminar. Estudos de demanda, definição do traçado e mapeamento fundiário já foram realizados, com a licença ambiental preliminar prevista para junho de 2025 e as desapropriações concluídas até dezembro do mesmo ano. A licença de instalação deve ser obtida até junho de 2026, para que as operações iniciem pontualmente em 2032.
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2 Comentários
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Jeferson 1 dia atrasVictor, esse projeto está sendo conduzido pelo setor privado, não se trata de um projeto da União, embora dependa do aval da ANTT. Se vão conseguir capitalizar todo o financiamento, é outra história. Uma linha ferrea entre Porto Alegre e o Rio de Janeiro, além de questões ambientais, não seria competitiva em comparação com uma linha aérea. O que me chamou a atenção nessa reportagem foi o gasto estimado de R$75 bilhões, já que o custo do projeto está estimado em R$36 bilhões, já especialistas em finanças e transportes estimam que chegue em até R$50 bilhões. Gostaria de saber qual a fonte usada na matéria para atingir o valor de R$75 bilhões.
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VICTOR CHAMOUN 1 dia atrasQue absurdo! Há dezenas de anos que alegam que o trem de alta velocidade não era implantado por não existirem verbas para tal. Agora surge um projeto com paradas em 5 ou 6 cidades entre Rio e SP. Ao invés disto, por que não fazem o trecho Porto Alegre/Rio, com paradas somente nas capitais? Sim, pelo visto há muita grana sobrando.