A Semil (Secretaria Estadual de Infraestrutura, Meio Ambiente e Logística) abriu consulta pública para a implantação de um novo terminal no Porto de São Sebastião. A previsão é de investimento de R$ 660 milhões para ampliar o porto.
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De acordo com a pasta, o porto passará a ter uma capacidade de movimentação de pelo menos 4,3 milhões de toneladas anuais.
Também haverá uma nova infraestrutura de atracação de navios com dois berços, sistema de recepção e expedição rodoviária para os caminhões de carga e estrutura de armazenagem para pelo menos 190 mil toneladas de produtos.
O investimento será feito pela empresa privada que vencer a licitação, com contrato de 35 anos. O arrendamento do porto prevê a realização de obras numa área de 262 mil metros quadrados, além do novo píer e berços de atracação de navios.
Atualmente, o porto é administrado pela Companhia Docas de São Sebastião, que é vinculada à Semil. Com a modernização, o porto estará apto a receber diversos tipos de carga, como granéis sólidos, carga geral e contêineres.
A consulta pública vai até o dia 28 de novembro. O Porto de São Sebastião é administrado pelo Estado de São Paulo desde 2007, sob delegação do governo federal e, segundo a Semil, cabe à agência reguladora a realização da audiência pública e do leilão da nova área.
Comentários
1 Comentários
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Alexandre 03/10/2024Faltava a melhoria no acesso para explorar a ampliação do terminal, agora certamente surgirão interessados. No âmbito estadual, São Paulo está agindo para não perder competitividade e a liderança portuária com as novidades que estão surgindo em vários estados no Brasil. No porto de Santos, com a venda da Santos Brasil para a terceira maior empresa de navegação do mundo - a francesa CMA CMG -, fica afastada a preocupação com a verticalização do setor, quando a companhia de navegação também é dona de terminal como a MSC e a MAERSK. Então, um novo terminal, o projeto STS10, deve se tornar realidade com a licitação da última área livre do porto de Santos. O que diminuirá a pressão de 90% de ocupação, índice que pela métrica global não pode atingir 80%. Ou seja, o porto de Santos opera no limite faz tempo e a expansão aqui e lá viabilizará uma capacidade adicional por um bom tempo.