
O candidato Antonio Carlos (PSD) anunciou nas redes sociais a renúncia da candidatura a prefeito de Caraguatatuba. O anúncio foi feito no último sábado (7), após a Justiça não ter deferido o pedido de suspensão de uma condenação do ex-prefeito da cidade.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp
Antonio Carlos teve os direitos políticos cassados em 2013. Ele foi condenado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo por improbidade administrativa em ação movida pelo MP (Ministério Público).
Na época, o MP questionou um contrato sem licitação feito com a empresa Nutriplus para o fornecimento de merenda escolar em 2002, época em que Antonio Carlos era prefeito de Caraguatatuba.
A promotoria alegou que a prefeitura gastou três vezes mais do que o valor de mercado com a compra dos alimentos e que não havia necessidade da contratação emergencial.
Após vários recursos, a decisão transitou em julgado em 2019 e a suspensão dos direitos políticos duraria até abril de 2024.
No entanto, entre março de 2022 e abril de 2023, os direitos políticos de Antonio Carlos foram reestabelecidos após uma nova ação na Justiça.
Na última sexta-feira (6), o juiz Mario Henrique Gebran Schirmer, da 1ª Vara Cível de Caraguatatuba, determinou o fim da pena de ressarcimento e multa que Antonio Carlos deveria pagar, mas manteve a perda dos direitos do político.
Com a decisão, o político teria que permanecer com os seus direitos suspensos até março de 2025, o que o impede de disputar as eleições neste ano.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, Antonio Carlos disse estar entristecido com a decisão da Justiça. Ele informou que vai apoiar a candidatura do filho, Matheus Veneziani da Silva, também filiado ao PSD, que pode ser o candidato do partido na cidade.
“É com muita tristeza que vim aqui fazer esse vídeo, renunciando minha candidatura à prefeito de Caraguá pelo caso da Justiça. Eu confiei na Justiça. Estou passando por isso com muita tristeza”, disse o ex-prefeito.
Veja o comunicado de Antonio Carlos na íntegra:
"Hoje, com muita tristeza, venho comunicar a vocês minha renúncia. Sempre fui verdadeiro e, nesta ocasião, não seria diferente. Estou sendo vítima de uma injustiça e de uma perseguição que me entristece profundamente. Tanto acreditei na justiça, que coloquei minha campanha e material na rua. Diante dos fatos, faço um pedido a todos vocês: não desistam de Caraguatatuba."
"Confio plenamente na capacidade do meu filho Mateus para me substituir e do vice Serjão, para juntos darem continuidade ao nosso projeto de devolver à Caraguá as políticas públicas que a tornaram um lugar de orgulho. Eles têm o meu apoio total e continuarão trabalhando incansavelmente para fazer Caraguá Feliz de novo."